Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 11 de maio de 2010

MÁFIA CHINESA - Tuma Jr entra em férias a partir de 5ª e pede sindicância



Tuma Jr. participa da posse como presidente do conselho nacional 
de combate à pirataria Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil Tuma Jr. vai tirar férias para elaborar sua defesa
Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil


Claudia Andrade
Direto de Brasília
O secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr, afirmou nesta terça-feira que entrará em férias na próxima quinta-feira. Inicialmente, disse que havia pedido 15 dias e estava avaliando a possibilidade de ampliar para 30 dias. Diante da insistência dos jornalistas, afirmou que ficaria 30 dias de férias.
"Vou sair de férias para me preocupar com a minha defesa na Comissão de Ética", disse. A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu ontem iniciar um procedimento preliminar de apuração e solicitou informações ao secretário, à Polícia Federal e à 3ª Vara da Justiça Federal, em São Paulo.
Tuma teria cinco dias para responder aos questionamentos, por escrito, após a notificação. Contudo, pediu para falar pessoalmente com os integrantes da comissão. No entanto, a reunião ainda não foi marcada. Tuma diz estar ansioso para prestar os esclarecimentos à comissão. "Estou babando para ir lá".
Sindicância
Ele também afirmou ter feito um pedido ao ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, para solicitar uma sindicância para apurar as denúncias contra ele. A solicitação foi feita, segundo Tuma Jr, depois que a Controladoria Geral da União pediu informações ao ministro da Justiça sobre as providências já adotadas em relação ao caso.
"A CGU pediu informações ao ministério, ao invés de responder, o ministro tem que mandar apurar, porque tem uma série de circunstâncias que cercam esses fatos e que têm que aparecer. Eu acho que numa sindicância isso é possível".
O secretário conversou com os jornalistas depois de ignorar os apelos por entrevistas ao longo de toda a tarde e noite. Ele não permitiu que a conversa fosse gravada pelos cinegrafistas. No início da noite, Tuma Jr havia concedido uma entrevista ao programa Brasil Urgente confirmando sua intenção de se afastar do cargo para cuidar de sua defesa.
Ao oficializar suas férias, ele ressaltou mais uma vez já ter sido investigado. "Uma coisa vocês têm que ter muito claro. Não existe na história desse País um caso como este; uma pessoa foi investigada, não foi indiciada, não foi processada, o caso foi arquivado, e um jornal faz com que recomecem as investigações. Isso não existe. Eu estou sendo reinvestigado".
Na semana passada, uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo revelou que interceptações telefônicas e de e-mails mostraram que Tuma tinha um relacionamento com Li, investigado por contrabando. O chinês foi denunciado pelo Ministério Público Federal no fim de 2009 por formação de quadrilha e descaminho e está preso.
"Eu era amigo de um cara que se tornou bandido. E aí, acabou a amizade, amigo", disse o secretário. Questionado sobre a gravidade dos delitos cometidos pelo suposto chefe da máfia chinesa em São Paulo, Tuma Jr fez sua avaliação. "É um exagero, porque eu sou policial. Se o cara fosse um bandidão desses eu tinha que ter percebido".

Nenhum comentário: