Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 2 de maio de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Museu Naval e Oceanográfico #inforio


   Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Naval, Rio de Janeiro, Brasil: o museu em sua reinauguração (2006).

Museu Naval Rio de Janeiro.jpeg
O Museu Naval e Oceanográfico localiza-se no centro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil.
O seu prédio, construído em 1868 para servir de sede ao Clube Naval, apresenta estilo eclético.
A partir de 1972 as suas dependências foram ocupadas pelo acervo do Museu da Marinha, subordinado ao Serviço de Documentação da Marinha (SDM).
Espaço destinado à preservação da memória naval brasileira, em seu acervo se encontram diversos documentos que relatam a história da Marinha do Brasil, com ênfase na participação brasileira em conflitos.
Destaca-se na exposição a carta de Nicolas Durand de Villegagnon, datada de 1557, na qual se descreve a baía de Guanabara à época, além de diversos modelos de navios de guerra, mobiliário, uniformes e diversos outras pelas relativas à história e tradições da Marinha brasileira.
Após uma fase de obras e reformas no prédio centenário, foi preparado um novo circuito expositivo, reaberto ao público em 28 de setembro de 2006. A exposição permanente "O poder naval na formação do Brasil", ocupa sete salas do pavimento térreo. O segundo pavimento é destinado a exposições temporárias.


Exibir mapa ampliado

Ver também

Nenhum comentário: