Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 5 de abril de 2010

CONCURSOS/EMPREGOS - Seleção à vista na Guarda do Rio


A prefeitura tem até o fim do mês para lançar o edital do concurso para a área administrativa da corporação. Estão previstas 308 oportunidades para todos os níveis e mais 10 mil vagas para guardas. Saiba como se preparar desde já

POR ALINE SALGADO

Rio - Falta pouco para que a Prefeitura do Rio lance o edital de seleção da área administrativa da Guarda Municipal. Isso porque neste mês termina o prazo para a publicação do documento com normas do concurso, autorizado pelo prefeito Eduardo Paes ao sancionar a medida que criou a autarquia da Guarda Municipal do Rio.Pela Lei Complementar 100, assinada em 15 de outubro de 2009, foi autorizado o preenchimento de 308 novas oportunidades efetivas para a área administrativa da instituição. Além da criação de 10 mil postos para guardas.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O prazo mínimo para a publicação do edital, de acordo com o documento, é de 180 dias — seis meses. Seriam abertas vagas para todos os níveis de escolaridade com salários que podem variar de R$ 505,64 a R$ 1.269,95. Para quem tem Nível Superior estão previstas chances para administrador (4), assessor jurídico (4), assistente social (5), bibliotecário (1), contador (2), pedagogo (3), psicólogo (4) e técnico de gestão em telecomunicações (4).

Leia mais
>> 33.424 oportunidades em seleções públicas no País

Quem tem até o Nível Médio a oferta é para técnico em contabilidade (4), técnico em telecomunicações (6), agente administrativo (98) e técnico em eletrônica (5). Aos que cursaram somente o Ensino Fundamental as chances são nas funções de auxiliar administrativo (160) e auxiliar de serviços gerais (8). As demais 123 vagas seriam criadas para cargos de comissão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Administração, ainda não há previsão de quando as seleções, para a área administrativa e para guardas, serão abertas. Mas, para quem quer disputar uma das oportunidades, é importante começar cedo a preparação — que envolve rotina de exercícios mentais e físicos.

Segundo especialistas em seleções públicas, os conhecimentos básicos cobrados nos dois concursos devem ser os mesmo e seguirão a linha das últimas avaliações. Logo, além de Língua Portuguesa, é interessante que comecem a estudar Direito Constitucional, Administrativo, Humanos e Cidadania, bem como História e Evolução Urbana da Cidade do Rio.

“Como o edital não foi lançado ainda, o candidato que sair na frente nos estudos tem grande vantagem sobre os outros. Como a disciplina de Português vem com o maior peso, 40% do total de pontos, o candidato deve iniciar os estudos por ela”, orienta Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso.

CRITÉRIOS DA SELEÇÃO

Os candidatos que têm interesse em se inscrever no concurso para guardas da corporação devem cumprir alguns requisitos: ter no mínimo 18 anos de idade (completos, à época da contratação) possuir estatura mínima de 1,70m para homem e 1,65 m para mulher e ter Nível Médio completo.

Os inscritos na seleção vão passar por quatro etapas de avaliação: prova objetiva, testes antropométrico e físico, avaliação psicológica e médica, além de curso de formação.

Nos testes de conhecimentos, os candidatos terão pela frente 20 questões de Português, 15 de noções de Direito Administrativo e Constitucional, 10 de Direitos Humanos e Cidadania e cinco de História e Evolução Urbana da Cidade do Rio.

Na prova física, os homens terão de fazer flexão de braços na barra fixa, impulsão horizontal, flexão abdominale corrida de 12 minutos. Às mulheres é exigido flexão isométrica, impulsão horizontal, flexão abdominal e corrida de 12 minutos.
Professora de Educação Física da Espaço e Saúde Renata Pereira Correia orienta os candidatos a terem atenção à corrida. “Essa é a prova que mais exige preparo. Os índices são fortes e os candidatos necessitam de treino”, afirma. Para não ter problemas musculares, como fadiga, contratura ou até estiramento, Renata explica que os candidatos devem começar o treino de forma gradual, respeitando os limites do próprio corpo. “Para os sedentários, é interessante começar com treinos de 1h três vezes na semana”.


 


 

Nenhum comentário: