Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 19 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/COTIDIANO - Incêndio destrói sobrado centenário no Largo de São Francisco




  Um incêndio que durou duas horas e meia destruiu um sobrado centenário no Largo do São Francisco, no Centro. A Igreja São Francisco de Paula, patrimônio histórico, foi ameaçada pelas chamas.


As chamas cobriam o casarão e chegaram a ameaçar a Igreja São Francisco de Paula, que fica ao lado. Quem passava pela rua, entrou em desespero. As motos estacionadas em frente ao prédio foram carregadas para evitar explosões.

O incêndio começou por volta de 14h. No prédio antigo, funcionavam várias lojas. O comerciante Marcos Tavares era dono de duas: uma de ferragens e um bazar. Ele estava no casarão, mas não sabe dizer como o fogo começou. “De repente, começou a pegar fogo, do nada. Em cinco minutos, incendiou. Não deu nem tempo de reagir. Foi muito rápido”, contou Tavares.

O Largo São Francisco de Paula ficou cheio de curiosos, que acompanhavam o trabalho dos bombeiros. De repente, um susto: parte do casarão desabou. Os bombeiros foram pegos de surpresa.

Ao todo, 60 homens combateram o fogo. O incêndio só foi controlado duas horas e meia depois. Segundo o corpo de bombeiros, o que dificultou o combate às chamas foi a estrutura do prédio: antiga demais e toda de madeira.

O chora da família foi por ver o fogo levar embora, em questão de horas, 16 anos de trabalho. “O meu patrimônio se foi. Agora, vamos recomeçar, trabalhar, abrir a loja em outro lugar. Tem que recomeçar”, disse Tavares.

No início da noite desta quinta-feira, os bombeiros faziam um trabalho de rescaldo, e a maior preocupação é com a parte do prédio que desabou. É que, debaixo dos escombros, pode haver algum novo foco de incêndio. Os bombeiros já tinham apagados dois focos. Eles devem passar a madrugada no local. 


 

Nenhum comentário: