Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 13 de março de 2010

PERSONAGEM DO DIA - PINHEIRO ex-jogador de futebol do Fluminense

João Batista Carlos Pinheiro, conhecido como Pinheiro (Campos dos Goitacazes, 13 de janeiro de 1932) é um ex-futebolista brasileiro.[1]
Zagueiro viril, de ótimo porte físico com seu 1,87 m de altura, sendo ainda bastante forte, se impôs como o xerife da zaga do Fluminense em 605 jogos (o segundo jogador que mais defendeu o Tricolor de Laranjeiras) e durante doze anos 1949/1961 foi titular deste clube.
Pelo Fluminense, Pinheiro foi campeão carioca de 1951 e 1959, da Copa Rio (Internacional) 1952, do Torneio Rio-São Paulo de 1957 e de 1960, além de vários outros títulos de menor expressão.
Antes de defender o Fluminense, Pinheiro atuou pelo Americano Futebol Clube de sua cidade natal, tendo jogado neste clube como goleiro, zagueiro, meia-armador e centroavante.
Defendeu também a Seleção Brasileira em 17 jogos (11 vitórias, 3 empates, 3 derrotas e 1 gol marcado), sendo campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1952 e da Taça Bernardo O'Higgins em 1955. Foi titular da Copa do Mundo de 1954.
Ao terminar a sua carreira como jogador, Pinheiro trabalhou nas categorias de base do Flumiense como técnico, ganhando diversos títulos e revelando muitos jogadores para o Tricolor.
Chegou a ser como técnico do profissional e dirigiu times com sucesso, como o Goytacaz Campos RJ, Bangu Atlético Clube - RJ, Cruzeiro Esporte Clube - MG, América Football Club(MG), Americano Futebol Clube, entre outros.

Títulos como treinador


 

 

FOTOS: ex-jogador do Tricolor carioca, Pinheiro é homenageado pelo clube


Ex-zagueiro ganhou placa e carteirinha de atleta master, em Xerém. Aos 76 anos, defendeu o Tricolor carioca de 1949 a 1961, atuando 605 vezes
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Reprodução/Site Oficial do Fluminense

Da esquerda para a direita: Altair, Paulinho, Pinheiro e Jair Marinho. O ex-jogador Pinheiro, um dos ídolos da torcida tricolor, recebeu uma homenagem da diretoria do clube no último sábado, no Hotel Telê Santana, em Xerém. O ex-zagueiro ganhou uma carteira de atleta master do Fluminense, além de uma placa no hotel.



Reprodução/Site Oficial do Fluminense

O presidente tricolor Roberto Horcades observa o ex-jogador Pinheiro inaugurar a placa no hotel de Xerém. Ele atuou pelo Tricolor das Laranjeiras de 1949 a 1961 e defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1954.




Reprodução/Site Oficial do Fluminense

Pinheiro posa para foto ao lado de Joel (no centro) e Victor, companheiros no título do Campeonato Carioca de 1951. Além disso, o ex-zagueiro foi campeão carioca em 1959, da Copa Rio em 1952 e do Torneio Rio-São Paulo em 1957 e 1960.




Nenhum comentário: