Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 20 de março de 2010

INTERNACIONAL/EUA/SAÚDE - Obama pressiona congressistas democratas para aprovar a reforma da saúde


da Efe, em Washington
da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exigiu neste sábado dos congressistas democratas que aprovem a reforma do setor de saúde, às vésperas da votação decisiva sobre o tema na Câmara de Representantes.
"Está na mão de voês. É o momento que aprovar isto, em benefício dos Estados Unidos", disse o mandatário americano em discurso no Congresso.
Em uma rara iniciativa, Obama foi hoje pessoalmente ao Capitólio, sede do Congresso americano, em uma prova da importância que ele dá ao tema do qual está usando todo o seu capital político. Normalmente, os presidentes americanos só vão ao Congresso uma vez ao ano, em janeiro, na ocasião do discurso de Estado da União.
"Não façam isso [votar a favor da reforma] por mim. Não façam isso pelo Partido Democrata. Façam isso pelo povo americano", disse Obama no discurso aos parlamentares democratas.
Segundo o presidente, "este é um destes momento" em que [os congressistas] podem "tornar realidade as melhores esperanças" pelos quais entraram na política.
Obama admitiu que votar a favor da medida pode ser "difícil" para democratas de distritos reconhecidamente conservadores, mas ressaltou que "é o correto" e que, no final das contas, a aprovação pode ser uma vantagem a estes mesmos congressistas nas eleições legislativas de novembro.
Como os republicanos devem votar em peso contra a medida, Obama precisa buscar entre os democratas os 216 votos que fariam a matéria avançar para o Senado.
Os parlamentares americanos votarão em duas medidas distintas amanhã. A primeira é a que já foi aprovada no Senado em dezembro do ano passado, relativo ao texto-base da reforma. Caso seja aprovada, já irá para a sanção presidencial. A segunda é relativo às emendas ao projeto --que, se aprovadas, irão para o Senado.

 


 

Nenhum comentário: