Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 17 de março de 2010

ECONOMIA/NEGÓCIOS - Vendas aquecidas na Páscoa


Supermercadistas calculam que vendas de produtos típicos aumentarão 8,8% neste ano, em comparação a 2009. A boa avaliação leva os lojistas a considerarem essa época do ano como a segunda melhor para o comércio

Victor Martins
Publicação: 17/03/2010 07:00


Bacalhau: preço dos pescados teve alta média de 9,39% no país

 - (Paulo de Araújo/CB/D.A Press - 13/12/07)
Bacalhau: preço dos pescados teve alta média de 9,39% no país

A Páscoa, além de ser um período de intenso consumo de peixes e chocolates, é também de aumento do faturamento, principalmente para os supermercadistas, que atuam fortemente nesses segmentos. Neste ano, a expectativa do setor é ampliar as vendas de todos os produtos ligados à data em 8,8% comparada com 2009, de acordo um levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Com o resultado, os empresários elegeram a época como a segunda melhor para o varejo, perdendo apenas para o Natal.

Na avaliação dos supermercadistas, a ampliação das vendas está dentro da média dos últimos cinco anos. Mesmo em 2009, durante a crise financeira, o setor conseguiu manter este desempenho. “O mercado de Páscoa vem crescendo a uma taxa forte. Em 2010, esse aumento está na média dos últimos anos, circulando entre 8% e 10%”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Segundo o levantamento da associação, 51% dos empresários projetam vendas superiores às de 2009. Para 37%, a comercialização ficará nos mesmos patamares do ano passado. Apenas 12% deles acreditam em queda. “Estamos otimistas. A Páscoa de 2010 tem tudo para ser ainda mais farta do que a última. O destaque serão os peixes, cujas encomendas dos supermercadistas junto aos fornecedores cresceram muito neste ano”, afirmou Honda.

Estoques
O aumento de estoques mencionado pelo presidente da Abras foi captado na pesquisa. As encomendas de peixes subiram 10,7% frente a última Páscoa. Nas esteiras dos itens cujo estoque foi ampliado estão ovos de chocolate (com aumento de 8,2%), bombons e chocolates (6,4%), bacalhau (5,8%), azeites (5,3%), vinhos importados (4,9%), vinhos nacionais (4%) e colomba pascoal (2,7%).

A despeito dos estoques maiores que em anos anteriores, a elevação não vai funcionar como instrumento para que o comércio ofereça preços menores. O incremento nos pedidos aos fornecedores ocorreu somente em função da demanda. “O brasileiro está aumentando o consumo de peixes e de outros produtos. Com a expansão da renda e a melhora na condição de vida das pessoas, o consumidor está optando por produtos mais nobres como a carne branca e ainda deixando a mesa mais farta”, ponderou Sussumu Honda.



Com a demanda em ritmo forte, a pesquisa Abras captou alta de 5,2% em média no custo dos produtos da Páscoa entre este e o ano anterior. Já o preço pago pelos supermercadistas aos fornecedores cresceu 6,8%. Alta de preços já mostrada pelo Correio em reportagem na última segunda-feira, na qual os pescados figuraram com alta de 9,39% frente a última quaresma e Brasília bateu recorde de inflação para os peixes, registrou alta de 23,56% ante 2009. “Os aumentos não serão todos repassados ao consumidor e, ainda que em alguns produtos isso ocorra, não acredito que as vendas sejam afetadas porque a renda do consumidor está maior e mais pessoas melhoraram de classe social”, disse o presidente da Abras.

O número
PREÇOS
5,2%
Média de aumento no custo dos produtos da Páscoa entre 2010 e 2009



E-commerce em expansão
O varejo virtual fechou 2009 no azul apesar de todas as turbulências financeiras que afligiram o empresariado. De acordo com dados da e-bit, consultoria especializada em comércio eletrônico, o faturamento do setor ficou em R$ 10,6 bilhões — número 30% maior que o registrado em 2008 (R$ 8,2 bilhões). Com o desempenho, o e-commerce superou as projeções do setor em R$ 600 milhões. Para 2010, a expectativa é crescer mais 30%.

De acordo com a consultoria, a confiança dos consumidores em comprar no mundo virtual está maior, o que tem impactado diretamente no faturamento do setor. Segundo o índice de confiança medido pela e-bit, 86,3% das pessoas que realizaram compras na internet em 2009 ficaram satisfeitas. Ainda segundo a consultoria, 17,6 milhões de pessoas foram clientes do varejo eletrônico no ano passado, o que representa apenas 26% dos internautas brasileiros.

“Ainda temos um espaço muito grande para crescer. Nos Estados Unidos, 25% das vendas do varejo ocorre na internet e 50% de tudo que é vendido no país tem influência da internet. Aqui o e-commerce representa de 2% a 3% do mercado. Ainda temos esse espaço para conquistar”, relatou o diretor de marketing e produto da e-bit, Alexandre Humberti.

A entrada das Casas Bahia no segmento virtual em fevereiro de 2009 foi uma das alavancas para a expansão do setor, segundo especialistas. No ano passado foi a loja eletrônica que mais expandiu a participação de mercado e se tornou a quarta maior do Brasil, com faturamento de quase R$ 200 milhões. (VM)


Escolha bem seu pescado

Peixe
Os olhos devem estar salientes e brilhosos.

O peixe deve estar firme e com brilho. Passe um dedo sob o peixe, sem exagerar na força. Se ele não estiver mole e com ondulações na carne, está fresco.

As brânquias (guelras) devem estar inteiras e ter cor avermelhada, com sinais de frescura. Não devem estar viscosas. Quando apresentam cor cinza, marrom, amarelo-claro e são pegajosas, significa que o peixe não está fresco.

Em alguns casos as guelras podem estar esbranquiçadas, característica comum de peixes pegos na rede, não significa necessariamente que o produto está estragado

É um bom sinal se o peixe estiver escorregadio


Bacalhau
Se a posta tiver manchas avermelhadas ou sinais escuros no dorso, pode indicar deterioração do produto, presença de bactérias ou bolor

É importante observar se o sal grosso está bem fixo ao peixe Quanto mais úmido, mais fresco


 


 

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