Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 19 de março de 2010

DISTRITO FEDERAL - Obras da Cidade Digital continuam paradas



Uma área para atrair investimentos e gerar empregos. A promessa parece boa, se fosse cumprida. A Cidade Digital, um projeto para criação de um polo tecnológico para empresas, ainda não saiu do papel.

 


 
As obras na Cidade Digital, entre a Granja do Torto e o Parque Nacional, deveriam ter começado há quase dois anos. A promessa do governo foi adiada várias vezes. Erros na planilha de custos do projeto, ocupação de área ambiental e atraso na venda de alguns lotes.

A legalidade foi parar até no Supremo Tribunal Federal. Já o Tribunal de Contas do Distrito Federal autorizou a continuidade, mas ele empacou na secretaria de ciência e tecnologia.

Especialistas acreditam que toda a área pode, um dia, se transformar no vale do silício brasileiro. O GDF estima que a Cidade Digital pode gerar 80 mil empregos – diretos e indiretos – e movimentar até US$ 5 bilhões por ano.

O professor de ciência da computação, Jorge Henrique, é mais otimista. “Eu diria que os US$ 5 bilhões passariam a ser um resultado conservador dentro da expectativa que a gente tem para crescimento do país. A gente poderia fazer muito mais se tivéssemos um modelo que privilegiássemos com os vários setores produtivos e também a parte de pesquisa e ensino”, avalia o professor da UnB Jorge Henrique Fernandes.

Uma área para atrair investimentos, acomodar mais de duas mil empresas, promover tecnologia, desenvolver a economia e estimular a inovação. Quando a Cidade Digital deixar de ser virtual, ela vai ser: “uma felicidade digital”, reforça o professor Jorge.

É importante lembrar que na época da divulgação do projeto, o GDF convocou setores da sociedade para preparar profissionais nas áreas técnicas e de informática para ocupar os futuros postos de trabalho que seriam criados. Até a Escola Técnica de Brasília abriu dezenas de vagas em cursos preparatórios. E agora, a Cidade Digital sai ou não sai? O que está travando a implantação do projeto? O Bom Dia DF foi atrás de uma resposta.

Confira o vídeo com entrevista completa com o secretário de Ciência e Tecnologia Izalci Lucas.

Ronaldo Gueraldi / Wilson Sousa

Nenhum comentário: