Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Astronauta publica no Twitter fotos da Terra feitas do espaço

Moscou, Monte Fuji e Ilhas Maldivas foram registrados por Soichi Noguchi.
Engenheiro de voo mantém microblog na Estação Espacial Internacional.
Do G1, em São Paulo

O astronauta japonês Soichi Noguchi, engenheiro de voo que integra a tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS), divulgou em seu microblog diversas imagens da Terra feitas do espaço.

Entre as imagens publicadas nos últimos dias, estão vistas de cidades como Moscou, na Rússia, Munique, na Alemanha, e Roma, na Itália.


Foto: Soichi Noguchi/Divulgação

A capital da Rússia, Moscou, vista de cima. (Foto: Soichi Noguchi/ISS Nasa)

Pontos famosos como o Monte Fuji, no Japão, o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, e a Ponte Golden Gate de San Francisco, nos Estados Unidos, também foram registrados pelo engenheiro de voo.  

Foto: Soichi Noguchi/Divulgação

Monte Kilimanjaro, na Tanzânia. (Foto: Soichi Noguchi/Divulgação)

Um dos registros mais comentados pelos seguidores do astronauta no microblog é a composição das Ilhas Maldivas, "de tirar o fôlego", segundo a descrição de Noguchi.

Foto: Soichi Noguchi/Divulgação

Imagem mostra formas das Ilhas Maldivas. (Foto: Soichi Noguchi/ISS Nasa)

A ISS é habitada desde 2 de novembro de 2000. A uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora, a estação orbita a Terra 16 vezes por dia a cerca de 400 km de altitude, monitorando 90% da superfície do planeta. O complexo é parceria das agências espaciais de EUA, Rússia, União Europeia, Japão e Canadá.

Desde o mês passado, a tripulação que está na estação ganhou uma conexão pessoal à internet e acesso à web fora da Terra, desenvolvida pela Nasa. 

A primeira mensagem do astronauta T.J. Creame, que saudou os usuários do serviço de microblog dizendo "Hello Twitterverse", foi o novo passo da evolução das telecomunicações no espaço e outro ainda maior na extensão das redes sociais de mensagens instantâneas.  

Até então, as mensagens postadas no Twitter eram enviadas por e-mail à Terra para a equipe da Nasa, que transcreviam o texto para que parecesse que elas tinham sido feitas pelos próprios astronautas.

Nenhum comentário: