Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Lindberg desiste de disputar vaga de Cabral no Rio


Deu no Ricardo Noblat:

Após mais de duas semanas resistindo a pressões dentro do PT e do PMDB, o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), recuou e fechou um acordo com o governador Sérgio Cabral (PMDB).

De acordo com a reportagem de Jorge Bastos Moreno e Camila Nobrega, ele desistiu de sua candidatura ao governo do Estado do Rio pelo PT em 2010. Segundo Lindberg, sua principal exigência para o acordo, que só será anunciado no fim de janeiro, foi a garantia de vaga para disputar o Senado, deixando Benedita da Silva fora da corrida.

Já o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), que tem articulado com Cabral as conversas com o prefeito de Nova Iguaçu, confirma a combinação, mas nega que a vaga para a disputa do Senado no PT tenha sido negociada.



Perfil do prefeito Lindberg Farias (site da Prefeitura de Nova Iguaçu)

Luiz Lindberg Farias Filho nasceu em João Pessoa, na Paraíba, em 8 de dezembro de 1969. Filho da professora universitária Ana Maria Nóbrega e do médico Luiz Farias, é casado com a mineira Maria Antonia Goulart e pai de Luiz Lindbergh Farias Neto.

Lindberg cursava o segundo ano de Medicina na Universidade Federal da Paraíba, quando viu seu destino mudar: se elegeu presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), dando início à sua trajetória política, aos 22 anos. Era 1992. Neste mesmo ano Lindberg liderou a campanha dos caras-pintadas, que levou milhares de estudantes em protesto às ruas, culminando com o impeachment do então presidente da República Fernando Collor de Mello.

Aos 24 anos e já radicado no Rio de Janeiro, Lindberg foi eleito deputado federal pelo PCdoB (Partido Comunista do Brasil), sendo um dos candidatos mais votados no estado – obteve 59 mil votos. O seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados foi marcado pela oposição ao Governo Fernando Henrique. Lindberg se destacou nas manifestações contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce e do Sistema Telebrás. Também recebeu nota 10 do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) – que reúne entidades sindicais de trabalhadores – por sua atuação parlamentar.

Em 1996, elegeu-se presidente nacional da União da Juventude Socialista (UJS). Nesse mesmo ano, filiou-se ao PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado). Cinco anos depois trocou de legenda e ingressou no PT (Partido dos Trabalhadores) para apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência do Brasil e eleger-se deputado federal pela segunda vez. Com mais de 83 mil votos, Lindberg retornou à Câmara em 2002.

Com apoio do presidente Lula, foi eleito, em 2004, prefeito de Nova Iguaçu. Obteve 57,74% dos votos válidos no segundo turno das eleições. Lindberg foi empossado prefeito em 1º de janeiro de 2005.

A boa aprovação da primeira gestão resultou na reeleição em 2008. Lindberg ganhou a eleição ainda no primeiro turno, com 65% dos votos válidos. Em 1º de janeiro de 2009, Lindberg Farias tomou posse pela segunda vez.







Nenhum comentário: