RIO - Fabricados em 1975, os trens do metrô do Rio ganham em 2011 uma companhia de luxo: 19 composições de alta tecnologia começam a chegar da China para os trilhos cariocas. Conforme mostra reportagem de Ruben Berta publicada na edição deste domingo do GLOBO, componentes japoneses, ar-condicionado australiano e um design que será escolhido pelos usuários estão entre as apostas da concessionária para botar fim ao inferno astral de um meio de transporte que já foi considerado referência de qualidade. ( Vote: Qual deve ser a prioridade do metrô do Rio? )
" Os novos trens são o equivalente a um BMW. Poderemos começar a reforma das 'Brasílias' "
- Os novos trens são o equivalente a um BMW. Assim que começarem a chegar, poderemos começar a reforma das "Brasílias", que será como um retrofit (técnica de arquitetura em que se mantém a fachada, modernizando a parte interna do imóvel) - afirma o presidente do Metrô Rio, José Gustavo de Souza Costa.
As novas composições começam a chegar na metade do ano que vem e a expectativa da concessionária é que as 19 já estejam em circulação até 2012. Uma imensa pista foi construída na China para a realização dos 5 mil quilômetros de testes previstos antes da entrega. Um escritório francês foi contratado para a elaboração do design interno dos trens. Haverá uma pré-seleção da concessionária para que os usuários definam qual será efetivamente aplicado.
Leia a íntegra da reportagem no Globo Digital (só para assinantes)
Leia mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário