Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 9 de março de 2010

RIO DE JANEIRO/GOVERJ - Ciep é inaugurado depois de 16 anos e muitos prazos descumpridos

A escola de São Gonçalo finalmente foi inaugurada e está com matrículas abertas. O Ciep tem capacidade para atender 1,8 mil crianças e adolescentes, mas por enquanto tem apenas 56 alunos.

 

Um Ciep abandonado em São Gonçalo finalmente foi inaugurado nesta segunda-feira (8). A história virou praticamente uma novela, há três anos o RJTV acompanha essa história com obras que nunca eram concluídas.

Vizinhos da escola parecem não acreditar no que estão vendo. “Não caiu a ficha ainda", diz uma moradora.

Finalmente portões abertos. Agora o Ciep que rebece o nome do Palhaço Carequinha dá sinais de dias melhores. Há 16 anos, quando a construção da escola estava quase pronta, as obras foram abandonadas. O lugar virou abrigo para famílias sem-teto.

Nos últimos três anos, o RJTV acompanhou o drama de quem esperava por mudanças. O jornal mostrou crianças que moram perto e estudavam a quilômetros de distância.

“Eu saio de casa ao meio dia e chego em casa às 13h30”, contava o estudante Luiz Cleber em janeiro do ano passado.

“A gente vai para a escola com peso na mochila e chega na escola enjoado, com dor de cabeça”, reclamava outro garoto.

Em 2007, o governador Sérgio Cabral esteve na escola com o repórter Edimilson Ávila e deu um prazo para o fim das obras. Seis prazos diferentes foram desrespeitados. Nesta segunda-feira (8), o governador inaugurou o Ciep.

A escola reabre neste dia 8 de março de 2010 com 56 alunos nas salas de aula e por enquanto só no período da manhã. O Ciep tem capacidade para atender 1,8 mil crianças e adolescentes, por isso a boa notícia é que as matrículas ainda estão abertas.

"A escola está aberta aguardando que os alunos nos procurem, façam suas matrículas. Nossa equipe está aqui e nós temos um grupo de trabalho para fazer essas novas matrículas”, pede a secretária estadual de Educação Tereza Porto.

O estudante Luiz Cléber, de 11 anos, agora é um dos novos alunos do Ciep Carequinha. Apesar da pouca idade, há um ano ele já estava preocupado com os estudos.

"Continuo do mesmo jeito, preocupado com a minha educação. Para ter um futuro melhor para a minha família, só estudando", ensina o garoto.

Como as aulas só começaram nesta segunda-feira (8), a diretora do Ciep vai organizar um cronograma para que os alunos tenham toda a carga horária do ano letivo.

Nenhum comentário: