POR RICARDO ALBUQUERQUE
Rio - A ligação da Via Light com a Avenida Brasil está prestes de se tornar realidade. O governador Sérgio Cabral enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa (Alerj), pedindo autorização para o estado contratar empréstimo de R$ 259,3 milhões com a Caixa Econômica Federal, para construir o prolongamento da Via Light a partir da Pavuna. A pista terá 3,7 km de extensão e deve estar concluída no segundo semestre de 2011.
Segundo o subsecretário estadual de Obras, Vicente Loureiro, o contrato de financiamento com a Caixa deve ser assinado até maio. O edital de licitação, segundo ele, está sendo concluído, dependendo apenas de negociações com a Light. A concorrência será feita ainda no primeiro semestre, para que a obra seja iniciada a partir de julho. No trecho da Pavuna até à Avenida Brasil serão construídos dois túneis e sete viadutos.
O prolongamento da Via Light é uma promessa antiga do governo estadual. A obra chegou a ser anunciada várias vezes, como propostas de extensão até à Avenida Brasil e à linha Vermelha. O projeto atual pretende levar a via até Madureira, numa etapa posterior da obra. A intenção, de acordo com justificativa do governador, é facilitar o fluxo de veículos da Baixada Fluminense para o Centro do Rio e a Zona Oeste, descongestionando a Via Dutra.
Segundo o subsecretário estadual de Obras, Vicente Loureiro, o contrato de financiamento com a Caixa deve ser assinado até maio. O edital de licitação, segundo ele, está sendo concluído, dependendo apenas de negociações com a Light. A concorrência será feita ainda no primeiro semestre, para que a obra seja iniciada a partir de julho. No trecho da Pavuna até à Avenida Brasil serão construídos dois túneis e sete viadutos.
O prolongamento da Via Light é uma promessa antiga do governo estadual. A obra chegou a ser anunciada várias vezes, como propostas de extensão até à Avenida Brasil e à linha Vermelha. O projeto atual pretende levar a via até Madureira, numa etapa posterior da obra. A intenção, de acordo com justificativa do governador, é facilitar o fluxo de veículos da Baixada Fluminense para o Centro do Rio e a Zona Oeste, descongestionando a Via Dutra.
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