da Folha Online
Usuários de internet na Europa podem acessar agora os navegadores rivais da Microsoft no sistema operacional que lidera de mercado, o Windows, segundo anúncio feito pela União Europeia na terça-feira (2).
A Microsoft foi forçada a abrir seu sistema operacional a outros browsers, em um acordo feito com a UE em dezembro do ano passado, mas cuja ativação estava programada apenas para 1º de março.
Fotomontagem/Folha Online |
Outros navegadores além do Explorer, como Firefox, Chrome e Safari (em sentido horário) estão disponíveis para europeus |
Seguindo a resolução de uma disputa de uma década, o acordo vinculativo vai presentear usuários de computadores com 12 opções de navegadores, quando eles forem configurar seus respectivos sistemas.
"Dando a consumidores a possibilidade de mudar ou experimentar um navegador que foi incluso no Windows vai trazer mais competição e inovação nesta área importante", afirmou o comissário de competição da UE, Joaquin Almunia.
Assim, Safari (Apple), Chrome (Google) e Firefox (Fundação Mozilla) e Opera estarão dispostos para usuário, de forma tão proeminente quanto o próprio browser da Microsoft, o Internet Explorer.
Caso não cumpra a determinação da UE, a Microsoft pode ser multada em 10% sobre o valor total da multa bilionária aplicada à companhia.
O acordo --que se aplica para os 27 estados membros da UE mais Islândia, Noruega e Liechtenstein-- se refere a computadores executando Windows XP, Windows Vista e Windows 7.
Com France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário