Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 17 de março de 2010

GOVERNO LULA/MINISTÉRIO DA FAZENDA - Mantega e Meirelles vão à Câmara explicar endividamento público

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
A CPI da Dívida Pública da Câmara aprovou nesta quarta-feira a convocação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do ministro Guido Mantega (Fazenda) para explicar aos parlamentares o endividamento do setor público brasileiro. Os ministros serão ouvidos em audiências separadas, embora o requerimento do deputado Ivan Valente (PSOL-SP), com as convocações, sugerisse uma audiência conjunta.
Como os ministros foram convocados, eles não podem recusar o chamado da Câmara para explicar o endividamento do setor público. A comissão ainda não marcou a data dos depoimentos, mas os ministros devem realizar a audiência até o final de março porque temem que Meirelles deixe o cargo para disputar as eleições de outubro.
Valente disse que a CPI partiu para a convocação depois de tentar, inúmeras vezes, convidar o presidente do Banco Central para prestar depoimento. "Estava havendo um desrespeito de Henrique Meirelles em relação aos convites da presidência da CPI, porque havia um acordo tanto para ele quanto para o ministro da Fazenda compareceram. Mas o próprio presidente da comissão não conseguia contatá-los", disse o deputado.
Instalada em agosto de 2009, a CPI foi criada para investigar a dívida pública da União, Estados e municípios --assim como temas como o pagamento de juros e os seus impactos nas políticas governamentais do país. Como a comissão decidiu prorrogar os trabalhos por mais 60 dias, terá tempo hábil para ouvir os ministros.

 

 

Nenhum comentário: