JOSÉ EDUARDO MARTINS
da Folha de S.Paulo
da Folha de S.Paulo
Desde 2000 longe do Brasil, o circo da Indy desembarca neste domingo em São Paulo para a abertura da temporada 2010. Apesar de as 300 toneladas de equipamentos impressionarem, o número é pequeno quando comparado ao de outras categorias.
A F-1 traz ao Brasil cerca de mil toneladas de material para o GP Brasil, e o WTCC -Mundial de Turismo- trouxe 500 toneladas para as provas deste domingo, em Curitiba.
O equipamento da Indy desembarca em dois aviões no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e na sequência será transportado de caminhão para a região do Anhembi, onde será disputada a prova em circuito de rua, no dia 14 de março.
O comboio conta com 35 caminhões e escolta policial. Além do material transportado nos dois aviões, um navio cargueiro trará mais cinco contêineres de 40 pés (cerca de 12 metros) de comprimento lotados de cargas extras.
Já os equipamentos da F-1 são transportados em sete aviões e conduzidos a Interlagos por cem caminhões.
Quanto ao número de carros de corrida que chegam ao Brasil, no entanto, a Indy supera a F-1. Serão 48 bólidos da categoria americana, contra 40 presentes no GP Brasil de 2009.
Sensíveis, os carros são acomodados em car-racks --espécie de caixas produzidas para acomodar cada veículo.
"A estrutura da F-1 é mais bem preparada do que a da Indy. Isso porque a Indy, até alguns anos atrás, era praticamente doméstica, só corria nos EUA", disse Rodrigo Lalli, sócio diretor da empresa responsável pela logística da prova da Indy e do GP Brasil de F-1.
"Na Indy há o trabalho adicional para o equipamento viajar, como a elaboração de documento e orientação das equipes. Quando você fala com a Ferrari [na F-1], eles sabem já o que fazer. Todos são profissionais, mas falta vivência [para a Indy]", completou Lalli.
Na prova, a Indy terá 2.040 pessoas trabalhando. A F-1 empregou 7.000 pessoas por dia no fim de semana de corrida. A diferença dos números também se reflete nas arquibancadas. A expectativa de público da organização da Indy é de 38 mil pessoas, enquanto o GP Brasil de 2009 recebeu 70.501 espectadores.
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