Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 15 de março de 2010

ESPORTE/FÓRMULA INDY - Perto de caminhões, Indy tem polêmica e encanta fãs em SP


  Foto: Ivan Pacheco/Terra Indy encanta fãs do automobilismo
Foto: Ivan Pacheco/Terra


Thiago Tufano
Direto de São Paulo
Há quatro meses ninguém poderia imaginar que seria possível construir um circuito de rua em plena Marginal Tietê, em São Paulo, para receber a etapa de abertura da Fórmula Indy. Pois aconteceu, foi um sucesso e levantou o público nas arquibancadas, mesmo com o forte calor na capital paulista. Os motores foram ligados somente na manhã de sábado e a principal polêmica logo apareceu: a pista apresentou alguns problemas.
Um dos obstáculos que os pilotos já esperavam eram as inúmeras ondulações que a pista apresentaria. No entanto, esse problema logo foi abafado quando os próprios pilotos afirmaram que, por se tratar de um circuito de rua, isso era normal. Mas o maior empecilho ainda estava por vir. Pela TV e mais ainda pessoalmente era nítido que os potentes carros não conseguiam manter uma linha reta na parte do circuito que passava pelo Sambódromo. Nos primeiros treinos livres, muitas derrapadas e bastante reclamação por parte dos pilotos.
O brasileiro Tony Kanaan, inclusive, chegou a chamar o engenheiro da pista, Tony Cotman, de "intransigente", afirmando que o desenho de um circuito teria que ser feito com a ajuda de um piloto ou até mesmo um ex-piloto. Depois de muitas declarações exaltadas, a direção da prova tomou uma decisão após uma reunião com os competidores. O treino classificatório, marcado para sábado, seria adiado para domingo pela manhã, mesmo dia da prova. O motivo era a falta de aderência da pista na reta do Anhembi.
Desde o fim da tarde de sábado até as 5h de domingo, máquinas foram levadas para a pista para fazer uma raspagem no asfalto e melhorar as condições da pista que, segundo os pilotos, estava extremamente perigosa. Depois de 12 horas de trabalho, cerca de 40 caminhões cheios de asfalto foram tirados do circuito e os elogios começaram. Kanaan, que havia reclamado bastante, elogiou a pista depois do treino classificatório e afirmou que não havia mais problemas com o traçado.
Além das ondulações e a falta de aderência na pista, os pilotos sofreram muito com o forte calor. No sábado, durante os treinos da tarde, os termômetros chegaram a marcar nada menos que 57ºC na pista. Mas diferente dos outros problemas, esse não poderia ser resolvido. Os pilotos brasileiros e a torcida local já sabiam que encontrariam altas temperaturas, mas os fãs dos outros países sofreram bastante com isso. Um torcedor argentino, inclusive, passou mal e chegou a desmaiar perto dos boxes. O estrangeiro caiu no chão de costas e abriu a cabeça. Imediatamente a ambulância o levou para o centro médico e tudo acabou bem.
Mas a imagem mais impressionante foi assistir a uma corrida da Fórmula Indy ao lado da Marginal Tietê. Ao mesmo tempo que os carros alcançavam mais de 200 km/h na reta da marginal, caminhões e carros de passeio trafegavam lentamente bem perto das potentes máquinas, piorando ainda mais o tradicional e insuportável trânsito da capital paulista.
No momento mais esperado do fim de semana, muita confusão. Dez minutos antes do início da corrida, uma chuva leve caiu sobre o circuito, cumprindo a previsão para o domingo. Os poucos pingos foram suficientes para que os carros mudassem a estratégia da prova e entrassem na pista com pneus de chuva. A água logo parou, e os carros puderam começar a corrida com pneus de pista seca. Logo depois da largada, um acidente preocupou os fãs das arquibancadas e espectadores. Mario Moraes e Marco Andretti se chocaram e o carro do brasileiro terminou em cima do americano. Mas foi mesmo só o susto. Ambos foram levados para o centro médico, como de costume, mas não houve gravidade no acidente.
A prova estava bastante disputada e com muitas batidas. Para conturbar ainda mais, a chuva voltou como um verdadeiro temporal. Junto com ela, o pace car e a confusão. A temperatura do asfalto despencou, de 52 para 37 graus, ajudando na evaporação da chuva. Mas sem condições de prova com o asfalto muito molhado, a organização decidiu interromper a prova com bandeira vermelha por cerca de 20 minutos. Fora da pista, os carros se alinharam à espera do retorno. Mas, como normalmente acontece em São Paulo, depois do temporal o sol voltou a brilhar, secando de vez a pista e fazendo com que os pilotos, que haviam colocado pneus para andar na água, voltassem a trocar por de pista seca.
A prova de São Paulo teve mesmo de tudo. Forte chuva, calor intenso e batidas assustadoras. Mas poderia ter sido melhor se um brasileiro tivesse chegado na primeira colocação. Mesmo assim, a bandeira verde a amarela estava no pódio, com o terceiro lugar de Vitor Meira. Will Power foi o primeiro, seguido por Ryan Hunter-Reay.
Nada mal para a primeira prova do ano e para um circuito construído em quatro meses.

 Will Power comemora sua vitória no Indy 300
  1. 14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  2. Will Power foi o vencedor da Indy 300
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: AFP
  3. São Paulo abrigou uma etapa da Fórmula Indy
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  4. Dario Franchitti passou boa parte da prova na ponta
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  5. Pilotos correm na Marginal Tietê
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  6. O britânico Ryan Briscoe
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  7. O piloto Justin Wilson
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  8. A venezuelana Mika Duno
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  9. Mike Conway acelera em reta de Indy 300
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  10. Franchitti acelera
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  11. A largada tinha muita poeira
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: AP
  12. A chuva castigou os pilotos
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Terra
  13. A pista ficou encharcada
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  14. Fiscais tentam melhorar condições da pista
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  15. Mecânico seca a pista
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  16. Fiscal checa pneu de carro
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  17. A corrida ficou parada
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  18. A chuva durou alguns minutos
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  19. Will Power agradece ao público
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  20. O piloto sai de seu carro comemorando
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  21. Vitor Meira subiu ao pódio
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
  22. Pilotos comemoram primeiras posições na Indy
    14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra
Will Power comemora sua vitória no Indy 300
14 de março de 2010 • 18h09 Foto: Ivan Pacheco/Terra


 

 

Nenhum comentário: