Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 13 de março de 2010

ANIVERSÁRIO - Petrópolis comemora os 167 anos com festa

Preferida pelos ex-presidentes da República no verão, Petrópolis é um grande polo de turismo

Petrópolis - Os palácios de Cristal, Rio Negro e Quitandinha; o Museu Imperial e as casas de Santos Dumont, Ruy Barbosa, Princesa Isabel e Joaquim Nabuco são alguns dos inúmeros pontos turísticos e históricos de uma cidade em que o clima é ameno e a vegetação é abundante. Assim é Petrópolis, cidade imperial, que a partir de amanhã oferecerá aos moradores e turistas uma programação intensa para comemorar o aniversário de fundação — 167 anos — que transcorrerá terça-feira.

Quando não significava mais que uma passagem entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, Petrópolis atraiu a atenção de D. Pedro I, que adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, mais tarde incorporada ao patrimônio de Pedro II. A fazenda deu origem à cidade em 16 de março de 1843 e, hoje, é o centro da cidade.

Entre 1894 e 1903, devido à Revolta da Armada, substituiu Niterói como capital do Estado do Rio. Seu primeiro prefeito foi o sanitarista Oswaldo Cruz. Mesmo depois do Império, a terra petropolitana continuou merecendo o prestígio dos presidentes da República, que descansam na serra aos fins de semana ou por temporada maior. De todos, Deodoro da Fonseca, em 1889, a Costa e Silva, até 1969, o mais assíduo foi Getúlio Vargas.

Petrópolis foi palco de acontecimentos e episódios diversos da história do Brasil, como a inauguração da primeira rodovia pavimentada do Brasil, a União e Indústria (1861), ligando a cidade a Juiz de Fora (MG); a primeira sessão de cinema, com a exibição, através de “cinematógrapho”, dos primeiros filmes dos irmãos Lumière e a morte de Ruy Barbosa (1923).
TURISMO

Em toda a história de Petrópolis, os administradores dispensam atenção maior ao setor do turismo, item principal de uma extensa agenda de compromissos com a Saúde e a Educação, além de outro setores. Como importante polo de turismo do Estado do Rio de Janeiro, a Cidade Imperial se destaca por seu patrimônio histórico, como estes:
Casa de Rui Barbosa - Nesta residência, Rui Barbosa escreveu muitas obras, entre elas “Oração aos Moços”.
Catedral de São Pedro de Alcântara - Construção em estilo neogótico francês do século XVIII. A pedra fundamental foi lançada em 1884, sob o patrocínio de D. Pedro II e da princesa Isabel. No interior existem obras esculpidas em mármore de Carrara, destacando-se a Capela Imperial que está situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze .
Palácio de Cristal - A mais bela festa no palácio foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, quando a princesa Isabel, junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos.
Palácio Rio Negro - Em 1903, o Palácio passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República.
Museu Imperial - É o museu mais visitado no Brasil. A atração principal é a coroa de D. Pedro II, exibida com medidas de segurança. É toda em ouro cinzelado, ornamentada com brilhantes e pérolas. Destacam-se também a sala de visitas da Imperatriz, sala de jantar, de música, os quartos de D. Pedro II e a sala das joias, além da sala de exposições temporárias.

 

 

Nenhum comentário: