Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aprovada estratégia de Lula

por Cristina Lobo - Nos bastidores da notícia

Postado por Cristiana Lôbo em 01 de fevereiro de 2010 às 12:40
 
     O presidente Lula está tendo êxito na estratégia que adotou de antecipar a campanha presidencial para tornar sua candidata Dilma Roussef mais conhecida. Segundo a pesquisa CNT Sensus, na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, ela já está em primeiro lugar. Ou seja, já é mais lembrada como candidata do que o seu oponente, José Serra, que fica um poquinho atrás, mas assume a dianteira quando a pesquisa é feita com cartela com o nome dos postulantes.
     O resultado da pesquisa CNT Sensus pode ser comemorado pelo PT – porque Dilma está na frente na pesquisa espontânea, mas, também porque já está em empate técnico com José Serra. O crescimento dela na pesquisa é continuado, o que demonstra ser consistente.
     Se está certo na estratégia de exibir Dilma Roussef pelo país afora e apresentá-la como sua candidata (a menos que a Justiça Eleitoral considere isso um exagero), Lula ainda terá de avaliar se o melhor para a candidatura petista é ter Ciro Gomes fora da disputa. É que, por enquanto, o empate técnico que Dilma alcança com Serra se dá num cenário com Ciro no páreo. Quando ele fica fora, a diferença pró-Serra sobe para 12 pontos porcentuais. Isso, no entanto, pode modificar se Dilma mantiver o ritmo de subida- e Ciro e de queda que está acontecendo.
     O resumo é o seguinte: Lula que ousou no lançamento de uma candidata sem experiência eleitoral, sustentada em seu próprio prestígio político, já conseguiu transformar Dilma Roussef numa candidata competitiva. E está eleição pode ser resolvida no primeiro turno – para um ou para outro, com diferença bem pequena, a depender do desempenho de Marina Silva.

Nenhum comentário: