Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VARREDURA - Parcerias com ONGs atinge 121 entidades no Rio Grande do Sul

Decreto suspende convênios por pelo menos 30 dias
Fabiano Costa e Fábio Schaffner*
 
Na segunda-feira, o governo federal baixou um decreto que suspende por pelo menos 30 dias os convênios com entidades para que seja feita uma varredura nas parcerias. Isso não significa, porém, que as entidades atingidas estejam sob suspeita.

Na esteira do escândalo que derrubou o então ministro do Esporte, Orlando Silva, o Palácio do Planalto suspendeu, somente no Rio Grande do Sul, convênios com 121 entidades privadas sem fins lucrativos. O valor total dos recursos que serão auditados pelo governo federal no Estado é de R$ 173,4 milhões.

A decisão de fazer um pente-fino nos convênios firmados pelos ministérios pegou de surpresa entidades que contavam com o dinheiro federal para aquisição de equipamentos, realização de obras ou execução de programas.

É o caso do Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, que aguarda um total de R$ 1.908.657,46. A verba seria destinada à compra de equipamentos e também para mobília da nova ala para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

>>> Confira a lista dos convênios suspensos 
Com as paredes já levantadas, a obra de 678m², quando concluída, irá oferecer exclusivamente para pacientes do SUS 28 novos leitos.

— Fomos pegos de surpresa e precisamos avaliar o impacto. Mas, estamos tranquilos por estarmos fazendo tudo certo — afirmou a diretora administrativa da instituição, Márcia Diehl.

De acordo com o Ministério do Planejamento, esse montante que será auditado no Estado já foi empenhado pelo governo. Ou seja, já havia sido separado para liberação. Isso não significa que o dinheiro já foi desembolsado, pois isso ocorre durante a execução do convênio.

Colaboraram Luane Magalhães, Rafael Divério, Roberto Witter e Rodrigo Saccone
*fabiano.costa@gruporbs.com.br

*fabio.schaffner@gruporbs.com.br


Nenhum comentário: