Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Com 131 mortes por dengue este ano, Rio propõe nova Campanha

O inseto alterado em laboratório compete com o macho selvagem para procriar mosquitos incapazes de transmitir a dengue (James Gathany/PHILL, CDC)


A caminho daquela que pode ser “a maior epidemia de dengue da história da cidade”, como alertou o prefeito Eduardo Paes, da capital, o estado do Rio de Janeiro registra, desde janeiro 131 mortes causadas pela doença. Os casos confirmados chegam a 160 mil.
Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, no anúncio da ação que pretende envolver toda a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. A proposta é simples: “10 Minutos Contra a Dengue”. Esse é o tempo que cada morador precisa dedicar por semana para combater o mosquito no seu raio de alcance, seja no trabalho, em casa ou na vizinhança.

A campanha “10 Minutos Contra a Dengue” foi inspirada em uma experiência bem-sucedida do governo de Cingapura com base na experiência bem sucedida do governo de Cingapura.

Mais que as grandes ações de combate ao mosquito em áreas públicas, o ‘dever de casa’ dos moradores pode fazer a diferença na hora de reduzir a infestação pelo mosquito. A estimativa da secretaria é de que 80% dos focos de dengue estejam no ambiente doméstico.

Os agentes de saúde dos municípios ficarão responsáveis por levar o guia "10 Minutos Contra a Dengue" à população durante visitas às casas. O material traz orientações sobre como é preciso ficar atento a situações como calhas entupidas, caixas d´água destampadas, ralos no quintal acumulando água da chuva, o pratinho embaixo do vaso, além de deixar baldes e garrafas viradas com a boca para baixo.


Nenhum comentário: