Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

FREIO NA MAMATA - Gastão suspende convênios e breca repasses a ONGs (por enquanto)




Dez dias depois de tomar posse, o novo ministro Gastão Vieira resolveu promover um “freio de arrumação” no setor mais problemático da pasta do Turismo.

Portaria assinada por Gastão e publicada na edição desta segunda-feira (26) do ‘Diário Oficial da União’ determina:

1. Suspensão “temporária” dos convênio firmados com ONGs sob o pretexto de treinar mão de obra para o setor turístico. A medida inclui os preparativos para a Copa-2014.

2. Interrupção de todos os repasses financeiros do ministério para as ONGs beneficiadas com os convênios.

3. Bloqueio das contas abertas em bancos oficiais para o recebimento das verbas dos convênios.

Pressionando aqui, você chega à página do ‘Diário Oficial’ que traz a portaria do ministro.

O texto menciona acórdão do TCU que havia detectado desvios nos do Turismo com ONGs.

Entre os malfeitos está a malversação de R$ 3 milhões repassados ao Ibrasi para a realização de cursos profissionalizantes no Amapá. Cursos jamais realizados.

O documento do TCU indica o programa ‘Bem Receber Copa’, da pasta do Turismo, tornou-se foco de “riscos ao erário”. Daí a portaria de Gastão.

O ministro determinou a realização de levantamento interno sobre os convênios que tiveram a execução suspensa.

O trabalho será feito por duas secretarias do ministério: a de Desenvolvimento do Turismo e a de Políticas do Turismo. A portaria menciona os objetivos:

Indicar os nomes das entidades beneficiárias, espécie e número dos convênios, data de início e de término, valores repassados e por liberar e percentual de execução.

A portaria não informa por quanto tempo vai vigorar a suspensão. Na semana passada, Gastão informara que pretende remodelar a área de treinamento.

Vai substituir os convênios com ONGs por parcerias com entidades do ‘Sistema S’. Nesta semana, técnicos do ministério vao se reunir com uma equipe do Senac.


Nenhum comentário: