Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Aniversariante do Dia - Shakira


Shakira
Shakira at Obama Inaugural (cropped).jpg
Shakira em 2009
Informação geral
Nome completo Shakira Isabel Mebarak Ripoll
Data de nascimento 2 de Fevereiro de 1977 (32 anos)
Origem Barranquilla
País Flag of Colombia.svg Colômbia
Gêneros Pop Rock, Pop latino, Rock Alternativo, World Music
Instrumentos violão, guitarra, gaita, bateria
Extensão vocal Alto
Período em atividade 1991-presente
Gravadoras Sony Music Colombia (1991-1996)
Sony Discos (1996-2002)
Epic (2001-2009)
Live Nation (2009)
Página oficial shakira.com
Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de Fevereiro de 1977) é uma cantora, compositora, coreógrafa, produtora, filantropa e dançarina colombiana vencedora de 2 prêmios Grammy, 8 Latin Grammy, 4 VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 12 Latin Billboard Awards e 3 WMA. Shakira já vendeu mais de 60 milhões de álbuns no mundo segundo a BMI,[1] sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.[2][3] Seu nome em árabe significa graciosa. Fala fluentemente Espanhol, Inglês e Português. Também sabe um pouco de Italiano, Francês e Árabe. Tem os movimentos de dança do ventre como uma de suas marcas registradas. Mantém um relacionamento com Antonio De La Rua, filho do ex-presidente da Argentina. Conhecida por manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, tudo isto amarrado numa clara influência do rock. Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda"(em que há nítidas influências mexicanas),"Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais), "Te Aviso, Te Anuncio" (em que o rock se mistura ao tango), "Obtener Un Sí" (no estilo bossa nova), "La Tortura" (com o reggaeton), "She Wolf"" ( estilo dance anos 1980 com música eletrônica). A figura multi-cultural e exótica de Shakira foi e é um dos grandes trunfos em sua carreira internacional. Shakira também participou da série original da Disney, Os Feiticeiros de Waverly Place, aumentado sua fama entre os que a não conhecia.

Índice

Presente em todas as etapas

Os videoclipes usados como parte da promoção de seus álbuns também têm sempre participação da cantora, que está presente desde a concepção do roteiro, passando pela coreografia, figurino, direcção e até mesmo edição. O visual de Shakira também merece destaque. Antes composto por roupas simplistas e despojadas, após seu 'cross -over' Shakira passou a fazer uso constante de penteados meticulosamente desalinhados e figurinos provocantes. O xale de moedas, acessório oriundo da dança do ventre, também é usual no figurino da cantora, sendo anexado de forma harmoniosa ao restante de sua indumentária.

Trabalho social

Como uma espécie de retribuição pelo sucesso que faz no mundo todo, Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixatriz da Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assitencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.
Actualmente, Shakira aliou-se com cantores, intelectuais, empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef .

Dia da Shakira

16 de agosto foi proclamado pelos fans da cantora como o Dia da Shakira no Brasil. A data foi escolhida em homenagem a resposta da colombiana em seu twitter à campanha #BrazilLovesShakira, nessa mesma data. Após milhares de twittadas, Shakira respondeu aos seus fãs com um: "Pessoal só quero que saibam: Shakira Loves Brazil". Em Miami também existe o dia da Shakira, que é comemorado 6 de dezembro, dia em que a cantora recebeu as chaves da cidade.

Relação de Shakira com o Brasil

A relação de Shakira com o Brasil sempre foi muito forte. O Seu álbum de estreia no mercado internacional, 'Pies Descalzos', vendeu mais de 1 milhão de cópias em território brasileiro. O sucesso foi tanto que a cantora entrou em estúdio novamente e preparou versões em Português para 3 dos singles do CD: Estou Aqui (Estoy Aqui), Um Pouco de Amor (Un Poco de Amor) e Pés Descalços (Pies Descalzos, Sueños Blancos).
O Brasil tornou-se rota da turné mundial de shows, em lançamentos dos CD's. Além dos shows, uma maratona em rádios e TV's brasileiras de abrangência nacional, especialmente do eixo Rio-São Paulo, fez parte da agenda da cantora. A cantora passou por várias capitais e cidades no Brasil. Além do Rio de Janeiro e São Paulo, como dito acima, ela também realizou shows em Salvador, Goiânia, Curitiba, Maringá, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre entre outras; e fez aparições especiais em eventos em Fortaleza e em outras cidades.
Admiradora da música brasileira, não raro é possível encontrar referências explícitas à produção nacional na música de Shakira. A cantora, que já afirmou acompanhar e admirar o trabalho dos cantores e grupos brasileiros Raimundos, Skank, Cidade Negra, Djavan e Caetano Veloso. No álbum em Espanhol, faz uso do som nacional em canções como 'Whenever, Wherever', 'Objection' e 'Obtener Un Sí'. E considera o Brasil como uma segunda casa.

Relação de Shakira com Portugal

Shakira já actuou quatro vezes em Portugal. A primeira foi em Novembro de 2003 no Pavilhão Atlântico com a "Tour Of The Mongoose" - um concerto que ainda hoje detém o recorde de público naquele espaço. Em Novembro de 2005 regressou aquando da realização, em Lisboa, da cerimónia dos prémios MTV. Já em 2006 participou na segunda edição do Rock in Rio Lisboa. Actuou ainda no dia 4 de Abril de 2007 no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, onde apresentou a "Oral Fixation Tour".

Agilidade vocal

Além de um estilo próprio de mudar diversos tons numa mesma canção e de criar coreografias, outro reconhecimento dado a Shakira por publicações especializadas é a capacidade de mudar o ritmo da mesma canção enquanto está cantando e ter uma agilidade na pronúncia das palavras. Em alguns casos, até mesmo quem conhece bem as letras de Shakira se atrapalha quando na mesma canção o ritmo é mais intenso. Isso pode ser percebido nos refrões de "Estoy aquí", "Te aviso, Te anuncio", "Dónde estás Corazón" e "Ciega, Sordomunda".

Anjo ou demônio?

Além dos dotes de cantora, que para muitos críticos especializados em pop mundial, são inegáveis, Shakira faz uso de danças sensuais e de visuais provocantes, mas sem vulgaridade. Tanto é que, em 2003, milhares de leitores da revista norte-americana especializada no público masculino, "Stuff", elegeram Shakira como a latina mais sexy do planeta. O resultado surpreendeu até os editores da revista, já que desbancou a considerada favorita Jennifer Lopez, cantora e atriz. Isso rendeu à colombiana uma nova geração de fãs e aumentou o público masculino que aprecia a cantora. Mais uma vez, este lado da cantora é explorado na capa de álbum "Oral Fixation, vol. 2", de 2005, na qual Shakira aparece semi-nua ao lado de uma árvore, com um bebê em um dos galhos. A cena de Shakira perto da árvore lembra da passagem bíblica em que Eva tentou Adão com o "fruto proibido".

Carreira precoce

Shakira começou precocemente a carreira. Aos oito anos de idade, escreveu a primeira canção, Tus gafas oscuras, uma homenagem ao pai. Aos dez anos de idade, ganhou o concurso de canto "Vivan los Niños". Mas foi na adolescência que foi descoberta pela gravadora Sony Music. Na adolescência também, Shakira decidiu deixar sua terra natal, Barranquilla, e foi para Bogotá, a capital colombiana. O primeiro álbum, Magia, foi gravado por si aos treze anos de idade. Com letras politizadas, o segundo álbum, Peligro, surgiu dois anos mais tarde. A gravadora exigiu dela a gravação de canções mais comerciais. Houve um "pequeno conflicto" entre ela e a gravadora. Sem muita pretensão, entre 1995 e 1996, Shakira lança Pies Descalzos. O trabalho foi um sucesso mundial e colocou Shakira entre as celebridades da música pop. Na Colômbia, também actuou como actriz, na telenovela El Oasis. Devido ao sucesso musical e ao trabalho social, com a fundação "Pies Descalzos", Shakira acabou por ser considerada uma das personalidades mais importantes da América Latina. Em Fevereiro de 1998, o presidente colombiano da época, Ernesto Samper Pizano, condecorou-a com a Ordem ao Mérito Nacional. Em Maio do mesmo ano, foi recebida no Vaticano pelo Papa João Paulo II.

Desempenho no palco

Descendente de libaneses, Shakira costuma inserir elementos fortes de dança do ventre em suas apresentações. Os movimentos da cantora, que deixam de lado os passos marcados e os dançarinos presentes em muitas apresentações pop , costumam fazer de suas performances um show à parte. Conhecida pela mistura entre música oriental e música pop presente nas suas produções, Shakira costuma levar para as suas turnés números especiais, onde mostra os seus dotes como dançarina. Na sua actual turnê Shakira assimilou a duas das suas canções as tradicionais danças da corda e do véu. Na turnê anterior Shakira já tinha feito uso da dança do candelabro. Além da dança do ventre, estão presentes nas apresentações de Shakira diversos outros elementos musicais, como o reaggeton de "La Tortura".

Imitada e seguida

Mesmo sendo uma artista jovem, nascida em 1977, com o primeiro álbum lançado em 1991 e o primeiro álbum comercial no mercado internacional lançado em 1995, Shakira já marcou um estilo próprio que é seguido por diversos grupos musicais e cantores solo. A começar pelo estilo de voz, forte e que consegue passear por vários tons diferentes numa mesma canção. É o que ocorre com a canção "Tú", que começa num tom baixo e no refrão exige muito da potência da voz de quem canta. A coreografia, as danças e a performance no palco também servem de inspiração para artistas do Brasil e do mundo. Na canção "Amor, Amor", a brasileira Wanessa Camargo adere ao reggaeton e se apresenta muito semelhantemente à Shakira, com passos que misturam dança do ventre e música electrónica. Também no Brasil, a cantora Cláudia Leitte, ex-vocalista do grupo Babado Novo, de música estilo axé e dançante, apresentou uma versão de "Estoy Aqui" e "Hips Don't Lie", de Shakira, nos shows.

Voz

Shakira utiliza-se da impostação de voz para tonar seu o timbre poderoso, o que gera grande diferença com relação a sua voz falada (que só pode ser observada nas partes baixas e sussurradas de suas canções). Este aumento no volume de sua voz faz com que se assemelhe à entonação utilizada pelos famosos Mariates. Muitos já chegaram a comparar a voz de Shakira à de outra cantora, a paraguaia Perla, radicada no Brasil, porém a voz de Perla é de um tom natural (próximo ao falado) e não impostado como a de Shakira.
Além de um estilo próprio, caracterizado pela variação de tons numa mesma canção, Shakira também é conhecida por sua agilidade em articular sons, alterando a velocidade de suas canções durante performances ao vivo. Os maneirismos vocais de Shakira, que levam a um obscurecimento das letras, também são típicos de suas apresentações ao vivo.

Renascentismo, Freud e Gabriel García Márquez

Como boa cantora pop que é, Shakira investe numa dose de sensualidade como forma de atrair o público para seu trabalho. Expressa especialmente através dos provocantes movimentos da dança do ventre, esta carga sensual de Shakira foi descrita como "uma sensualidade inocente que parece ser invenção dela mesma" por Gabriel García Márquez, vencedor do prêmio Nobel de Literatura.
O lado provocante e o aspecto sensual de Shakira sempre estiveram em conflito com as composições da cantora - no geral, introspectivas e cujos temas mais recorrentes são o amor, a dor e,vez por outra, a crítica social. As aclamadas composições de Shakira, usadas por boa parte de seus fãs mais assíduos para defender a relevância de sua música, se aliam ainda ao aspecto filantrópico de Shakira, que frequentemente toma parte em grandes empreitadas beneficentes, tais como 'Live 8' e 'One X One'.
Estes dois lados conflitantes de Shakira são claramente expressos nas capas de seus dois últimos álbuns, intitulados 'Fijación Oral Vol. 1' e 'Oral Fixation Vol.2'. Na capa do primeiro, Shakira surge maternal segurando um bebê em seus braços. No segundo, porém, a cantora aparece insinuando nudez e segurando a maçã- o fruto proibido- em uma de suas mãos.
Em artigo publicado em novembro de 2005 pelo "The New York Times", a própria cantora explica a simbologia por trás das duas imagens: " A primeira capa é mais freudiana, e a segunda tem mais a ver com Carl Gustav Jung, porque Eva é um arquétipo universal." Ela afirma que tentou manter uma unidade entre as duas capas dos discos, e preferiu adotar uma iconografia renascentista: A mãe e o filho e o pecado original são conceitos recorrentes do período da Renascença e eu procurava um caráter histórico", diz ela.

Literatura sobre Shakira

O desempenho e a rápida popularização da cantora, ainda jovem, despertaram o interesse do mundo pela colombiana que inovou ao colocar músicas de origem árabe e sulamericana no mercado internacional Pop. Shakira logo então caiu no gosto popular, não só pelas músicas, mas por seu jeito em entrevistas e exibições, considerados de "pop star", sem deixar a simplicidade de lado, de acordo com críticos de "estrelas". Surgiram então diversos livros sobre Shakira, em vários países, destacando-se:
  • "Shakira - Mujer de Gracia", de Ximena Diego, editora SIMON & SCHUSTER
  • "Shakira", de Ursula Rivera, editora SCHOLASTIC LIBRARY PUB
  • "Shakira - Laundry Service", vários autores, editora HAL LEONARD CORP. O volume leva o mesmo nome de um dos CDs de Shakira
A maior parte desta literatura está em espanhol e inglês. Livros sobre Dança do Ventre, Música Latina e Personalidades Pop também citam parte de trajectória da cantora colombiana.

Mercado latino

Dizer que Shakira foi a principal artista responsável pela mudança drástica do mercado fonográfico latino e que foi a partir dela que os cantores da América do Sul tiveram notoriedade mundial não é nenhum exagero. O sucesso de "Pies Descalzos", lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, unificou a América Latina na voz de Shakira. Até mesmo o Brasil, país em que menos se acreditava no sucesso de Shakira, devido à língua portuguesa, se rendeu às músicas deste disco. "Pies Descalzos" também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial interessante nos Estados Unidos. Devido a "Pies Descalzos", a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. . Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares.
Mas foi mesmo a partir de seu segundo álbum, "¿Dónde Están Los Ladrones?", lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. "¿Dónde Están Los Ladrones?" foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de 300 jornalistas de todo o planeta. No mesmo dia , o disco vendeu 300 mil cópias em todo o mundo. Com o álbum, Shakira tornou-se a primeira latina a ser indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum – Donde Están Los Ladrones, Melhor Artista Revelação – Shakira, e Melhor Vídeo – Um Poco de Amor) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação.
Na tarefa de divulgar o álbum nos Estados Unidos, Shakira passou a se dedicar a aprender a língua inglesa e um dos singles do disco, 'Inevitable', ganhou uma versão em Inglês, apresentada pela primeira vez na emissora de TV Norte americana ABC; no programa 'Rosie O'Donnel show. A partir de então, Shakira começou sua real escalada que culminaria, alguns anos depois, com o lançamento de seu 'Laundry Service', coroando-a como ícone latino do pop rock. A imagem de boa moça da cantora rendeu a Shakira importantes contratos publicitários - como a Pepsi e a marca americana de jeans Calvin Klein - que a ajudariam na tarefa de manter sua imagem em evidência na mídia.
O apelo comercial de Shakira levaria à gravação de um álbum acústico. Com a colaboração de Tim Mitchel na produção e a participação do grupo Morra Ariaga, na noite de 12 de agosto de 1999, Shakira se apresentou no Manhattan Center Studios, em Nova Iorque. A apresentação, para cerca de 500 pessoas, seria a base para o lançamento do álbum 'MTV Unplugged'. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas.
Se "Pies Descalzos" foi a entrada de Shakira no mercado mundial e "Donde Están Los Ladrones" foi a conquista desse mercado, Laundry Service foi a consolidação de seu sucesso. Após quase dois anos dedicados à produção, shakira ressurgiu na mídia com uma produção discográfica completamente diferente das anteriores: um álbum com gravações em Inglês. Produzido pela própria Shakira, o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias e alçou Shakira ao posto de diva pop internacional, sendo também sucesso de crítica e de público.
Leitora da Bíblia, Shakira lembra do pedido que fez com base no texto do Novo Testamento, em João Capítulo 14, versículo 13, onde o Senhor Jesus Cristo havia dito: "E tudo quanto pedirdes em Meu Nome, isso farei…". E Shakira sempre afirma: "Meu sucesso eu pedi a Deus e este depende Dele".

Curiosidades sobre Shakira




  • Tem residências em Miami, Estados Unidos, nas Bahamas, e em Barranquilla (sua cidade natal), na Colômbia. Possui também uma fazenda na Argentina com seu namorado, Antonio de la Rúa.
  • Foi a primeira artista a cantar em espanhol num VMA (premiação a MTV americana).
  • Em 2007, ingressou na Universidade da Califórnia (UCLA), no curso de História da Civilização Ocidental. Quando do ingresso, usou seu nome do meio e último nome Isabel Mebarak e disse ao professor ser uma visitante vinda da Colômbia, ela queria evitar ser reconhecida como uma celebridade internacional
  • Foi recebida pelo Papa João Paulo II, em 1998, e nomeada por ele como "Embaixadora da boa vontade", atualmente Shakira é Cristã.
  • Já conseguiu cerca de trinta discos de ouro e 55 de platina por vendas de milhões de cópias dos discos em todo o mundo.
  • Primeira mulher colombiana a ser embaixadora da UNICEF.
  • Compôs a trilha sonora do filme O Amor nos Tempos do Cólera, baseado no livro de Gabriel García Márquez.
  • A música "Hips Don´t Lie" entrou para a história do mercado musical norte americano como a canção com mais execuções numa única semana.
  • Shakira encerrou a última Copa do Mundo de Futebol, em 9 de julho de 2006, com uma versão especial da música "Hips Don´t Lie".
  • Ela Participou da série Os Feiticeiros de Waverly Place como ela mesma.
  • Ela participou da série Ugly Betty como ela mesma, porém suas partes foram gravadas dentro de um estúdio e computudorizada.

Videografia

• Magia (1991)
• Peligro (1993)
• Pies Descalzos (1995)
• Dónde Están Los Ladrones? (1998)
• Mtv Unplugged (2000)
• Laundry Service / Servicio de Lavandería (2001)
• Live & Off The Record (2004)
• Fijación Oral
Vol.1 (2005)
• Oral Fixation
Vol.2 (2005)
• She Wolf (2009)
• Clip's B-sides:

Prêmios e indicações

American Music Awards
  • 2005: Artista favorito de música latina (vencedora)
  • 2006: Artista favorito de música latina (vencedora)
Billboard Music Awards
  • 2005: Música latina do ano "La Tortura" (vencedora)
  • 2005: Álbum do ano de um artista latino (vencedora)
  • 2005: Álbum latino do ano "Fijación Oral vol. 1" (vencedora)
Latin Billboard Awards
  • 1999: Álbum do ano "Pies Descalzos" (vencedora)
  • 1999: Vídeo do ano "Estoy Aquí" (vencedora)
  • 1999: Melhor artista novo (vencedora)
  • 2001: Melhor artista Pop (vencedora)
  • 2005: Álbum do ano "Fijación Oral Vol. 1" (vencedora)
  • 2006: Música do ano "La Tortura" (vencedora)
  • 2006: Dueto do ano "La Tortura" (vencedora)
  • 2006: Álbum Pop latino feminino do ano "Fijación Oral Vol. 1" (vencedora)
  • 2006: Música Pop latina do ano em dueto ou grupo "La Tortura" (vencedora)
  • 2006: Ringtone do ano "La Tortura" (vencedora)
  • 2006: Espírito de esperança (vencedora)
  • 2007: Dueto do ano "Hips Don`t Lie" (vencedora)
Globo de Ouro
  • 2007: Melhor canção original - "Despedida" (indicada)
Grammy
  • 2001: Melhor álbum latino de música pop - MTV Unplugged (vencedora)
  • 2006: Melhor álbum latino de música alternativa ou rock - Fijación Oral Vol. 1 (vencedora)
  • 2007: Melhor colaboração de música pop com vocais - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (indicada)
  • 2008: Melhor colaboração de música pop com vocais - "Beautiful Liar" (com Beyoncé) (indicada)
Grammy Latino
  • 2000: Melhor performance feminina de rock com vocais - "Octavo Día" (vencedora)
  • 2000: Melhor performance feminina de música pop com vocais - "Ojos Así" (vencedora)
  • 2002: Melhor videoclipe - "Suerte" (vencedora)
  • 2006: Álbum do ano - Fijación Oral Vol. 1 (vencedora)
  • 2006: Canção do ano - "La Tortura" (com Alejandro Sanz) (vencedora)
  • 2006: Gravação do ano - "La Tortura" (com Alejandro Sanz) (vencedora)
  • 2006: Melhor álbum feminino de música pop com vocais - Fijación Oral Vol. 1 (vencedora)
  • 2006: Melhor engenharia de gravação de um álbum - Fijación Oral Vol. 1 (pertence aos engenheiros de gravação) (vencedora)
MTV Europe Music Awards
  • 2005: Melhor artista feminina (vencedora)
  • 2005: Melhor artista de música pop (indicada)
  • 2006: Melhor canção - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (indicada)
  • 2006: Melhor artista feminina (indicada)
  • 2006: Melhor artista de música pop (indicada)
  • 2007: Canção mais viciante - "Beautiful Liar" (com Beyoncé) (indicada)
  • 2009: Melhor artista feminina (indicada)
  • 2009: Melhor vídeo - "She Wolf" (indicada)
MTV Video Music Awards
  • 2000: Prêmio de melhor videoclipe da MTV Latina (Norte) - "Ojos Así" (vencedora)
  • 2000: Prêmio de melhor videoclipe da MTV Latina (Sul) - "Ojos Así" (indicada)
  • 2002: Melhor videoclipe de artista feminino - "Whenever, Wherever" (indicada)
  • 2002: Melhor videoclipe de música dance - "Whenever, Wherever" (indicada)
  • 2002: Melhor videoclipe de música pop - "Whenever, Wherever" (indicada)
  • 2002: Melhor fotografia de videoclipe - "Whenever, Wherever" (Diretor de fotografia: Pascal Lebeque) (indicado)
  • 2002: Prêmio de melhor videoclipe da MTV Latina (Norte) - "Suerte" (vencedora)
  • 2002: Prêmio de melhor videoclipe da MTV Latina (Sudeste) - "Suerte" (indicada)
  • 2002: Prêmio de melhor videoclipe da MTV Latina (Sudoeste) - "Suerte" (indicada)
  • 2005: Melhor videoclipe de artista feminino - "La Tortura" (com Alejandro Sanz) (indicada)
  • 2005: Melhor videoclipe de música dance - "La Tortura"(com Alejandro Sanz) (indicada)
  • 2005: Melhor videoclipe segundo a escolha da audiência - "La Tortura" (com Alejandro Sanz) (indicada)
  • 2006: Melhor videoclipe do ano - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (indicada)
  • 2006: Melhor videoclipe de artista feminino - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (indicada)
  • 2006: Melhor videoclipe de música dance - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (indicada)
  • 2006: Melhor videoclipe de música pop - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (indicada)
  • 2006: Melhor videoclipe segundo a escolha da audiência - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (indicada)
  • 2006: Melhor coreografia em um videoclipe - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (Coreógrafa: Shakira) (vencedora)
  • 2006: Melhor direção de arte em um videoclipe - "Hips Don't Lie" (com Wyclef Jean) (Diretora de arte: Laura Fox) (indicada)
  • 2007: Melhor colaboração - "Beautiful Liar" (com Beyoncé) (vencedora)
  • 2007: Melhor direção - "Beautiful Liar" (com Beyoncé) (Diretor: Jake Nava) (indicado)
  • 2007: Melhor edição - "Beautiful Liar" (com Beyoncé) (Editor: Jarett Figl) (indicado)
  • 2006: Melhor coreografia em um videoclipe - "Beautiful Liar" (com Beyoncé) (Coreógrafo: Frank Gatson) (indicado)
World Music Awards
  • 1998: Artista que mais vendeu de música latina (vencedora)
  • 2003: Artista feminina que mais vendeu de música latina (vencedora)
  • 2006: Artista feminina que mais vendeu de música latina (vencedora)

Turnês

Turnê Oral Fixation - Pavilhão Atlântico, Lisboa, 4 de abril de 2007.

Discografia

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Discografia de Shakira

Discografia Completa

Oficial:
Promocionais:
  • 2003 - Pies Descalzos (Coleção de Ouro - 1ª Edição)
  • 2004 - Mtv Unplugged (Coleção de Ouro - 2ª Edição)
Relançados:
  • 2002 - Laundry Service: Washed & Dried
  • 2005 - Fijación Oral Vol.1 (Dual Disk)
  • 2006 - Oral Fixation Vol.2 (Relançado por Continente)
  • 2006 - Deluxe Edition (Fijación Oral Vol.1 + Oral Fixation Vol.2 + DVD)
  • 2007 - Shakira x2 ("Pies Descalzos" e "Dónde Están Los Ladrones?")
  • 2008 - Grandes Êxitos (Com DVD)
  • 2009 - She Wolf (Special Edition) (Lançado somente na América do Norte)
Participações:
  • 2002 - Divas: Las Vegas
  • 2007 - Alejandro Sanz: El De los Momentos
  • 2007 - Beyoncé: B'day (Deluxe Edition)
  • 2007 - Beyoncé & Shakira: Beautiful Liar (CD Single)
  • 2007 - Miguel Bosé: Papito
  • 2007 - Wyclef Jean: The Carnival II - Memoirs Of An Immigrant
  • 2007 - Annie Lennox: Songs of Mass Destruction
  • 2008 - Alejandro Sanz: El Tren de Los Momentos (En Vivo Desde Buenos Aires)
  • 2008 - Amor nos tempos de Cólera (Trilha Sonora)

Notas e referências

Ligações externas

Wikiquote
O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Shakira.
Commons
O Wikimedia Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Shakira

Nenhum comentário: