Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MAU PLANEJAMENTO - TCDF aponta problemas nas obras do ex-Mané Garrincha #Copa2014

Por Lilian Tahan

Auditoria permanente do TCDF no Estádio Mané Garrincha sinalizou que os custos da obra estão muito altos.

A avaliação periódica aponta, por exemplo, que houve escolha de materiais sem o recomendado estudo de reaproveitamento, como a especificação de edital das fôrmas para concreto.

De acordo com o relatório, há no mercado modelos que podem ser aproveitados até 20 vezes. Mas, na obra em questão, a Novacap escolheu uma fôrma que pode ser reutilizada até, no máximo, três vezes.

Os auditores do TCDF também detectaram duplicidade de custo de alguns equipamentos. Os materiais estão sendo alugados mensalmente, mas também foram previstos em gastos com outros serviços: “fornecimento e aplicação de concretos”, “montagem de grua”, “camada impermeabilizadora” e “armadura de aço”.

O relatório ainda mostrou que há uma defasagem de 7% do total de serviços que deveriam ter sido executados até julho de 2011. Os serviços em atraso seriam, segundo o TCDF, projetos executivos, fundações e estruturas e serviços complementares. 
 

Nenhum comentário: