Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 11 de fevereiro de 2012

#CaosNosTrilhos - Alerj cobra explicações da SuperVia sobre problemas com trens

Em nota, a comissão citou a vida útil dos trens, dizendo que "muitos trens em operação hoje tem mais de 50 anos e praticamente não há mais peças de reposição, o que dificulta o trabalho de manutenção"

Isabela Bastos

RIO - A Comissão de Transportes da Assembléia Legislativa (Alerj) informou na sexta-feira ter enviado ofício à SuperVia cobrando explicações sobre os seguidos problemas envolvendo os trens do Rio. Em nota, a comissão citou a vida útil dos trens, dizendo que "muitos trens em operação hoje tem mais de 50 anos e praticamente não há mais peças de reposição, o que dificulta o trabalho de manutenção". O presidente da comissão, deputado Marcelo Simão (PSB), disse que pretende agendar uma reunião com dirigentes da empresa para cobrar melhorias no sistema e a entrada em operação dos trens chineses comprados pelo governo estadual:


Veja também
Veja galeriaProblema em trem resulta em tumulto e quebra-quebra no Rio
Vídeo Confusão na estação de Deodoro
Galeria Eu-Repórter: revolta de passageiros dos trens da SuperVia
Leitores criticam serviços de trens do Rio
Pelo terceiro dia seguido, passageiros sofrem com problemas no metrô

"Temos sempre feito cobranças à Supervia e a concessionária promete soluções que não consegue cumprir. É preciso que os novos trens prometidos entrem logo em operação, pois a população não pode mais continuar sendo sumetida a um transporte caótico e precário", disse o parlamentar na nota.

O secretário de Estado de Transportes, Júlio Lopes, disse que quatro dos 34 trens chineses, encomendados pelo governo estadual, já foram entregues pelos fornecedores. Um deles já se encontra em testes de circulação com sacos de areia no lugar dos passageiros. Os outros trens ainda estão em fase de montagem nas oficinas da SuperVia. Mas para que as composições possam entrar em operação, elas precisam ser homologadas, o que ainda não aconteceu.

A Agetransp, agência que fiscaliza os transportes do Rio, anunciou que abriu processo administrativo para apurar os transtornos aos passageiros causados pela paralisação registrada anteontem no ramal Japeri, que gerou atrasos em série e tumultos em várias estações da SuperVia. O processo está em fase de instrução, que é a reunião de informações e provas documentais do incidente. Ele ainda será distribuído a um conselheiro relator. Ainda não há data para que o processo seja levado à análise em sessão regulatoria publica.

Um dia depois do quebra-quebra generalizado em quatro estações de trens do Rio, incluindo a Central do Brasil, a SuperVia voltou na sexta-feira a registrar problemas no transporte ferroviário. Segundo a Agetransp, a circulação do ramal Guapimirim da empresa ficou interrompida durante boa parte do dia, por conta de problemas mecânicos na locomotiva que movimenta os vagões. O serviço, ainda de acordo com a agência, só foi restabelecido às 16h40. A SuperVia informou que, por conta da pane, duas das seis viagens programadas não foram realizadas.

O ramal onde ocorreu o problema tem nove estações, entre Saracuruna, em Duque de Caxias, e a cidade de Guapimirim. A pane não foi divulgada pela empresa. Tanto o tele-atendimento gratuito da SuperVia, como o site da empresa, informavam que o ramal de Guapimirim estava funcionando normalmente. Já a página da SuperVia no Twitter não fazia qualquer menção a problemas em Guapimirim.

Fonte O Globo  http://oglobo.globo.com/rio/alerj-cobra-explicacoes-da-supervia-sobre-problemas-com-trens-3946735#ixzz1m3MgRYYR

Nenhum comentário: