Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 9 de janeiro de 2010

Personagem do Dia - Moroni Torgan


Origem: Wikipedia


Moroni Bing Torgan (Porto Alegre, 6 de outubro de 1956), 53 anos, é um político brasileiro. É ex-deputado federal pelo estado brasileiro do Ceará. Filiado ao Democratas (antigo PFL), foi autor da proposta de instalação da CPI do Narcotráfico em seu primeiro mandato de deputado federal, em 1991. Sete anos depois, a nova CPI do Narcotráfico desbaratou a quadrilha que usava aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para o tráfico de drogas, atingiu em cheio a rede de policiais e traficantes que atuava no Acre - o que resultou na cassação e prisão do deputado federal Hildebrando Pascoal e no indiciamento de outras 26 pessoas. Além disso, começou a desvendar as conexões do crime organizado no Maranhão, Mato Grosso, Campinas (SP) e Rio de Janeiro.

Moroni Torgan teve sua primeira projeção na carreira quando assumiu o posto de delegado de Polícia Federal em Fortaleza e prendeu, em três anos, 500 pessoas acusadas de tráfico de drogas. Logo tornou-se secretário de Segurança Pública do Ceará, convidado pelo governador Tasso Jereissati, de quem foi vice até ser reeleito para a Câmara, em 1998. Naquela época, já adotava o estilo de enfrentar pessoalmente os criminosos, indo até suas casas para prendê-los.

Foi candidato à prefeitura de Fortaleza, capital cearense, em 2000, 2004 e 2008. Na primeira vez, foi derrotado logo no primeiro turno. Na segunda, assumiu a liderança nas pesquisas desde o início de sua campanha, mas foi derrotado no segundo turno pela candidata petista Luizianne Lins. Em 2006, foi candidato ao senado, mas foi derrotado por Inácio Arruda. em 2008, foi derrotado mais uma vez no primeiro turno pela petista Luiziane Lins.

Foi vice-governador do estado do Ceará na gestão de Tasso Jereissati de 1995 a 1998 e eleito deputado federal em três legislaturas.



Nenhum comentário: