Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

SELEÇÃO ESTRANGEIRA - Brasil, desde 2002, apenas 8 de 62 amistosos foram no País

CBF desbota a seleção: desde 2002, apenas oito de 62 amistosos foram no Brasil

esFoto: Arte.
Lucas Calil
A CBF divulgou ontem o calendário de amistosos da seleção para o primeiro semestre de 2012. E pelo menos até junho, como já acontece há anos, a equipe canarinho ficará afastada do público brasileiro. Nenhuma das cinco partidas anunciadas será no país. E o time de Mano Menezes só fará um clássico contra um adversário do primeiro escalão: a Argentina, em 9 de junho, nos Estados Unidos. O primeiro adversário é a Bósnia e Herzegovina, em 28 de fevereiro, na Suíça.

É comum, nos últimos anos, que a seleção brasileira faça a grande maioria de seus jogos amistosos longe do Brasil. Desde 2002, por exemplo, das 62 partidas amistosas da equipe, em apenas oito (13%) os pentacampeões mundiais atuaram em casa. Nesse período, a CBF não economizou nas visitas à Inglaterra — 13 amistosos — e à Ásia, sobretudo ao lucrativo Oriente Médio — sete confrontos. Desde 2007, até a cidade de Doha, no Qatar, assistiu ao vivo a mais exibições do Brasil que os torcedores brasileiros, no estádio.

Acordo complica jogos
De acordo com a assessoria de imprensa da CBF, o que dificulta a realização de amistosos da seleção no Brasil — a Kentaro, empresa suíça, é a responsável pela organização dos jogos — é um estatuto acordado entre a Fifa e a Uefa que só autoriza, anualmente, um amistoso fora da Europa e de localidades a até cinco horas de voo do continente. Os clubes europeus estão autorizados a vetar a apresentação de jogadores convocados a um amistoso que não obedeça a essa regra.

Só que esse acerto permite ajustes. Não vale para as férias do calendário europeu e, dependendo do jogo, a CBF consegue convencer as equipes a liberar as estrelas — antecipando a reapresentação dos atletas. Assim, o Brasil conseguiu jogar no México, no Gabão e no Qatar — em três continentes diferentes — nos últimos amistosos de 2011.

Sem vida fácil nos confrontos
Fora a Argentina, o Brasil só enfrentará equipes abaixo do décimo lugar no ranking da Fifa. Mas também não vai encarar adversários sem expressão alguma. A começar pela Bósnia, que perdeu a vaga na Copa do Mundo de 2010 em uma repescagem duríssima com Portugal e conta com jogadores como o atacante Dzeko, do Manchester City, e o jovem Pjanic, do Roma.

Depois, em 26 de maio, em Hamburgo, na Alemanha, a seleção pegará a Dinamarca — de quem ganhou por 3 a 2 nas quartas de final da Copa do Mundo de 1998, na França. Na sequência, os demais jogos serão nos Estados Unidos: contra os donos da casa, em 30 ou 31 de maio, em cidade ainda não definida; contra o México, em Dallas, em 3 de junho; e, finalmente, contra os argentinos no estado de Nova Jersey.

Questionada sobre a ausência de potências do futebol como adversários, como a Itália e a campeã mundial Espanha, a assessoria da CBF afirmou que a entidade encontrou dificuldades para encaixar jogos contra esses países por causa da preparação para a Eurocopa, que acontece entre junho e julho na Ucrânia e na Polônia. Para o segundo semestre, aumentam as chances de encontrar rivais mais consagrados.

A entidade adiantou, ainda, que é muito provável que haja amistosos no Brasil no segundo semestre. A Fifa reservou mais seis datas para jogos entre países de agosto a dezembro


Fonte Extra http://extra.globo.com/esporte/cbf-desbota-selecao-desde-2002-apenas-oito-de-62-amistosos-foram-no-brasil-3655832.html#ixzz1jKkNtZTd 

Nenhum comentário: