Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 4 de junho de 2010

RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO - Rua Sete de Setembro #inforio


História

Postado por Derani em 14/02/2006 12:05

Rio Rua Sete de Setembro 1957

A rua Sete de Setembro é um logradouro no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro.
Originalmente ligava a antiga praça da Constituição (atual praça Tiradentes) à rua do Carmo, sendo então denominada como rua do Cano, uma vez que nela passava o encanamento que, vindo do Chafariz do Largo da Carioca, trazia a água para o Chafariz do Largo do Paço.
Foi denominada ainda como rua de Trás de São Francisco de Paula, pois a Igreja da Ordem Terceira do santo deste nome, fica de fundos para esta rua.
Em 1857 quando fizeram um passadiço elevado para ligar o antigo Convento do Carmo e o Paço da Cidade, com a então Capela Imperial (atual Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé) foi efetuado o seu prolongamento até à então rua Direita (hoje rua Primeiro de Março), ligando a partir desta época as atuais Praça XV e Praça Tiradentes.
Em 1877 quando foi feita a renumeração dos imóveis da cidade, já era uma rua mista, comercial e residencial, com 100 prédios térreos e 94 sobrados.
Atualmente constitui-se em uma rua praticamente de pedestres, repleta de edificações comerciais e bancárias.

Localização


Exibir mapa ampliado

Veja também
Município de Sete de Setembro
Feriado de Sete de Setembro

Bibliografia
Wikipedia
Rio de fotos

Outras RUAS, IGREJAS E MONUMENTOS DO RIO DE JANEIRO



Nenhum comentário: