Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 23 de janeiro de 2010

20o.Escândalo Brasileiro - Ferrovia do Aço

Ferrovia do Aço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ferrovia do Aço
Mapa
Verde: Atual malha; Azul: Projeto original
Área de operação São Paulo
Tempo de operação –Presente
Bitola 1,600 m    

A Ferrovia do Aço, também conhecida como a Ferrovia dos 1.000 dias, é uma ferrovia brasileira concebida a época do "Milagre Econômico", durante o regime militar. Ela possui mais de 100 túneis em seu trajeto, entre eles o Tunelão, o maior túnel ferroviário do Brasil, com 8,6 quilômetros de extensão.

 

Índice

 

Construção

A ferrovia teve a sua construção anunciada pelo governo brasileiro em 1973. Era um projeto de longa data e de grande interesse para o mercado interno brasileiro, na época. Através dela as principais metrópoles brasileiras (Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro) estariam interligadas facilitando o transporte de mercadorias, pessoas e capitais.
A sua implantação implicou grandes e difíceis obras, principalmente túneis e pontes. O relevo acidentado por onde ela passa, elevou os custos de construção. Do projeto original foi eliminada a ligação entre Belo Horizonte e São Paulo pois não haviam recursos para este trecho e que o caminho poderia ser feito utilizando a capacidade ociosa na linha existente entre Barra Mansa e São Paulo. Do trecho ligando Volta Redonda com Belo Horizonte quase todo o trajeto foi concluído, ligando Jeceaba (MG) à Barra Mansa (RJ). Vale a pena ressastar que a continuação para o Rio de Janeiro era prevista para ser feita através da linha entre Barra Mansa (RJ) e o Rio de Janeiro. Quanto a finalização entre Jeceaba e Belo Horizonte, ela é desnecessária, pois já há uma outra linha em bitola larga que faz o mesmo trajeto, embora um pouco mais longo que o projetado. A concretização dos trechos faltantes não está nos planos do governo, pois não são mais prioritários.

 

Operação

A linha férrea foi privatizada em 1997 e hoje faz parte da malha operada pela empresa MRS Logística.

 

Ligações Externas

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