Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IMPERÍCIA NO RIO - Estagiária que injetou café com leite em idosa acusa enfermeira

Estudante, que estava há apenas três dias em PAM, diz que técnica estava usando celular

COM EXTRA E G1

Dona Palmerina Lopes Ribeiro, que morreu após ter café com leite injetado na veia por erro médico
REPRODUÇÃO

RIO - Estagiária que injetou café com leite na corrente sanguínea da idosa Palmerina Pires Ribeiro, de 80 anos, que morreu domingo, no Posto de Assistência Médica (PAM) de São João de Meriti, Rejane Moreira Telles, de 26 anos, disse nesta quarta-feira, na 64ª DP, que a técnica responsável pela orientação estava usando celular na hora do atendimento à idosa. Sem receber a devida orientação, a estagiária confundiu a sonda com um acesso venoso e aplicou, por duas vezes seguidas, café com leite na corrente sanguínea da idosa. Ao delegado Alexandre Ziehe, a estudante — que estava há apenas três dias no estágio — contou que nunca havia ministrado medicação em pacientes.

VEJA TAMBÉM

— A estagiária diz que recebeu uma ordem de uma técnica de enfermagem do PAM, que teria dito o seguinte: ‘Dá o leite para a paciente na sonda. Pega uma seringa naquele armário e administra o leite.’ Enquanto isso, segundo a estagiária, a técnica ficou usando o celular, jogando ou brincando, sentada em um canto da sala — contou ao G1 o delegado, titular da 64ª DP.

A Secretária de Saúde de São João de Meriti, Patrícia Carvalho Coelho, disse que duas técnicas de enfermagem que trabalhavam no leito onde a idosa faleceu já foram exoneradas. Segundo a secretária de saúde, uma sindicância foi instaurada para apurar a responsabilidade pela morte da idosa. Uma enfermeira, responsável pelos estagiários, também foi exonerada.

Nenhum comentário: