Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sexta-feira, 4 de março de 2011

SAÚDE NO RJ - Polícia investigará esquema de contratação de estudantes de medicina

Polícia investigará esquema de contratação de estudantes de medicina em três hospitais

Rio - A Polícia Civil vai investigar a contratação de acadêmicos de medicina como médicos plantonistas em três hospitais da Zona Oeste do Rio. Nesta terça-feira, o estudante Alex Sandro da Cunha, revelou à Justiça o esquema. Segundo ele, a médica Sarita Fernandes Pereira, uma das pessoas acusadas na morte da menina Joanna Cardoso Marcenal Marins, de 5 anos, era a responsável pelas entrevistas e contratação dos estudantes. Em seu depoimento, o suspeito declarou que recebia cerca de R$ 500 por 12h de plantão.

Durante o depoimento, Alex Sandro disse ao delegado Fábio Cardoso, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública, que ficou sabendo da possibilidade de trabalhar como médico com a pediatra Sarita Fernandes Pereira através de colegas da faculdade. Com essa declaração, a polícia acredita que outros estudantes participem do esquema. Alex disse, ainda, que a médica Sarita Fernandes Pereira conseguiu sua contratação como médico e forneceu os dois carimbos que ele usava nas consultas. Para isso, o suspeito só teve que conseguir o nome de um médico licenciado.

O acadêmico é acusado de exercício ilegal da medicina com resultado morte, estelionato, falsificação e uso de documento falso e tráfico ilícito de entorpecentes. Contratado pela médica Sarita Fernandes Pereira, coordenadora da Pediatria do Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, ele atendeu a menina no dia 17 de julho de 2010 e lhe deu alta quando ela ainda tinha convulsões e estava desacordada. O réu usava o carimbo do médico André Almeida, que sequer integrava a equipe do hospital. No dia anterior, 16 de julho, a criança foi atendida pela médica Sarita Fernandes, que segundo o Ministério Público estadual, foi omissa e liberou Joanna sem a realização de exames e o tratamento médico adequado.

Joanna Marins morreu no dia 13 de agosto de 2010. A médica Sarita Fernandes foi presa no dia seguinte, mas Alex Sandro, que também teve a prisão preventiva decretada, fugiu. Ele se apresentou ontem, dia 28 de fevereiro, na Delegacia de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

No início desta semana, em seu depoimento, Alex Sandro contou que em 2009, na Faculdade Unigranrio, em Duque de Caxias, onde cursava o 7º período do curso de Medicina, soube por um colega que a médica estava contratando acadêmicos. Ela o entrevistou e teria dito que seus acadêmicos trabalhavam com um carimbo de médico e que ela tinha alguns contatos em hospitais na Zona Oeste, onde poderia colocar seus indicados.

O estudante está preso na Polinter de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, desde 28 de fevereiro.

Com informações do Terra

Nenhum comentário: