Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 10 de março de 2011

RECORDAR É VIVER - OPERAÇÃO HURRICANE


Hurricane: PF diz ter indícios para pedir prisão preventiva

A informação é do delegado responsável pelas investigações, Emanuel Henrique Oliveira.
Prisão temporária dos 25 presos já foi prorrogada pelo STF nessa terça-feira.


Tiago ParizDo G1, em Brasília


saiba mais

O delegado da Polícia Federal (PF) Emanuel Henrique Oliveira, responsável pelas investigações da Operação Hurricane (furacão, em inglês), disse nesta quarta-feira (18) já ter indícios suficientes para pedir a prisão preventiva das 25 pessoas presas na semana passada por mais 30 dias. 

Os 25 tiveram a prisão temporária prorrogada por mais cinco dias na noite de terça-feira (17) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cezar Peluso, que preside o inquérito. 

A Operação desmantelou um esquema através do qual contraventores do jogo ilegal comandariam uma rede de arrecadação de propinas para pagar juízes e advogados para liberar o jogo de caça-níqueis por liminares. As irregularidades envolveram desembargadores, empresários e até policiais. 

O inquérito da PF mostra que os cabeças do esquema eram Antonio "Turcão" Petrus Kalil, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Aílton "Capitão" Guimarães, e Aniz "Anísio" Abraão David, patrono da Beija-Flor. Eles são suspeitos de pagar propinas para juízes e advogados para manter os caça-níqueis funcionando. Policiais federais e civis também atuavam no esquema para orientar somente ações em cima dos adversários dos três. 

O advogado Virgílio de Oliveira Medina, irmão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Medina, também foi preso na ação da PF. O advogado é acusado de negociar uma decisão judicial por R$ 1 milhão que atenderia interesses de donos de bingos. Segundo a Polícia Federal, gravações revelam que Virgílio Medina teria acertado a venda da sentença com o advogado Sérgio Luzio Marques de Araújo, que atende empresas importadoras de máquinas de caça-níqueis. 

O ministro do STJ, apesar de não ter sido preso, concedeu a liminar aos empresários de bingo, que acabou por cassada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie. 

Conheça 20 dos 25 presos na Operação Hurricane: 

Aílton “Capitão” Guimarães Jorge - ex-militar, capitão Guimarães já cumpriu pena por envolvimento com o jogo do bicho. Preside a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa). 

Júlio Guimarães Sobreira - atuaria com o tio, o capitão Guimarães.


Aniz “Anísio” Abrahão David -(foto) presidente de honra da escola de samba Beija-Flor. Cumpriu pena de um ano e sete meses por envolvimento com o jogo do bicho em 1993 numa ação da juíza Denise Frossard. 

Antonio “Turcão” Petrus Kalil – também cumpriu pena por envolvimento com o jogos ilegais, em 1993. Atua em Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. 

José Eduardo Carreira Alvim - desembargador federal e ex-vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª. região - Rio de Janeiro e Espírito Santo. [Aposentou-se depois da Operação]

José Ricardo de Siqueira Regueira - desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª. Região. [Falecido em 07/07/2008]

Ernesto da Luz Pinto Dória - desembargador do Tribunal Regional do Trabalho - 15.a região, em Campinas. 

José Renato Granado Ferreira - ex-presidente da Associação de Bingos do Rio de Janeiro. 

Paulo Roberto Ferreira Lino - o presidente da Associação dos Bingos do Rio de Janeiro. 

Susie Pinheiro Dias de Mattos - é delegada da Polícia Federal. É corregedora da Agência Nacional do Petróleo (ANP). 

Luiz Paulo Dias de Mattos - delegado aposentado da Polícia Federal. 

Carlos Pereira da Silva – chefe da Polícia Federal, em Niterói. 

Marcos Bretas – policial civil, conhecido de Silva e amigo do delegado aposentado Dias de Mattos. 

João Sérgio Leal Pereira - procurador federal na Bahia. Está afastado do cargo. 

Licínio Soares Bastos - empresário português. 

Virgílio de Oliveira Medina – advogado e irmão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Medina. 

Jaime Garcia Dias - advogado. 

Evandro da Fonseca – advogado, em Santa Catarina. 

Silvério Nery Cabral Júnior - advogado no Rio de Janeiro, genro do desembargador José Eduardo Carreira Alvim. 

Sérgio Luzio Marques de Araújo - advogado no Rio, representa donos de bingos. Suspeito de Negociar liminares com Silvério a mando do advogado Jaime Garcia Dias.

Nenhum comentário: