Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 23 de março de 2011

Moradores de Angra, no RJ, pedem paralisação das usinas nucleares #UsinaNuclearNAO #NoNuclearPlant

23/03/2011 07h51 - Atualizado em 23/03/2011 07h51

Eles fizeram ato em solidariedade às vítimas da tragédia no Japão.

Eletronuclear afirma que Angra 1 e 2 operam com alto grau de segurança.

Do Bom Dia Rio
Um grupo de moradores de Angra dos Reis, no Litoral Sul Fluminense, pede pela paralisação das usinas nucleares do município. Eles fizeram um protesto nesta terça-feira (22). O ato também foi em solidariedade às vítimas do Japão, onde um terremoto e uma tsunami devastaram o país no último dia 11.
Os ambientalistas acreditam que esse é o momento para questionar o sistema de segurança de Angra 1 e Angra 2. “O que nós queremos e estamos chamando a atenção com a tragédia no Japão é da necessidade de se fazer uma revisão profunda do plano de emergência e que se paralise o programa nuclear enquanto não se oferecer condições reais de segurança à população”, explicou o ambientalista Rafael Ribeiro.
Os manifestantes seguiram usando máscaras e capa. Eles carregaram velas, coroa de flores e um caixão. Segundo eles, a população não está preparada para reagir no caso de um acidente nuclear.
Empresa afirma que usinas operam com segurança
A Eletronuclear, empresa que administra a energia nuclear no país, afirmou que as usinas de Angra operam com alto grau de segurança e são projetadas pra resistir até a terremotos. Além disso, também segundo a Eletronuclear, existe uma barreira anti-tsunami que protege todo o complexo nuclear.

A empresa disse ainda que tem um plano de emergência de evacuação da área e também quantidade suficiente de pastilhas de iodo em estoque, pra atender a população do entorno da usina. De acordo com a Eletronuclear, esse material ainda não foi distribuído porque falta autorização do Ministério da Saúde, que deve concedê-la em breve.

Nenhum comentário: