Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

IPVA 2012-RJ : emissão de guias é adiada novamente e troca-troca de datas confunde contribuintes

O posto da secretaria lotado: falhas recorrentes no sistema
O posto da secretaria lotado: falhas recorrentes no sistema
Foto: Guilherme Pinto / 23.02.2012
Extra Online
 
A Secretaria estadual de Fazenda voltou a alterar — para quinta-feira, 2 de fevereiro — a data de início da emissão das guias de pagamento do IPVA 2012. O serviço foi suspenso na última segunda-feira (23/01), para que o sistema fosse atualizado, e seria restabelecido no último sábado (29/01).
Em nota, a secretaria informa que “Em atenção ao contribuinte, a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, o Detran-RJ e o Bradesco decidiram estender a checagem da base de dados do IPVA 2012 até o próximo dia 1º de fevereiro. Dessa forma, os boletos poderão ser impressos através dos sites dessas instituições partir do dia 2 de fevereiro. A medida visa não prejudicar o contribuinte deixando tempo hábil para a impressão do boleto antes do primeiro vencimento, que acontece no dia 8 de fevereiro”.
Na mesma nota, a secretaria afirma que “O IPVA de exercícios anteriores, incluindo o ano de 2011, pode ser impresso normalmente”. Porém, em consulta ao site do Bradesco, alguns contribuintes continuam sem conseguir emitir a guia com o resíduo do IPVA 2011 de veículos comprados no fim do ano.
Os problemas com a emissão do IPVA começaram a ocorrer no início de janeiro, quando o serviço passou a ser administrado pelo Bradesco, no lugar do Itaú. Os problemas ocorreram principalmente na emissão da guia de pagamento de veículos que foram emplacados ou sofreram modificações em dezembro, como instalação de kit-gás e alteração no nome do proprietário.

Novo calendário do IPVA 2012
As falhas no sistema também levaram à prorrogação de algumas datas de vencimento do IPVA. O pagamento da cota única com desconto e da primeira parcela das placas terminadas em zero, 1, 2, 3 e 4 mudou, respectivamente, para os dias 12, 14, 15, 19 e 21 de março. A segunda e a terceira parcelas dessas mesmas placas também tiveram suas datas modificadas. Para os demais finais, não houve mudanças.
Tabela com as novas datas de pagamento do IPVA
           

Nenhum comentário: