Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

DESABAMENTO NO RIO - Laudo da perícia sobre tragédia no Centro deve sair em 30 dias

Segundo a Polícia Civil, documento vai explicar o porquê da tragédia
Rogério Daflon

RIO - O diretor do Departamento de Polícia Técnica da Polícia Civil do Rio, Sérgio Henriques, informou que o laudo da perícia sobre o desmoronamento do Edifício Liberdade, na Avenida Treze de Maio, no Centro, sairá daqui a 30 dias. O laudo, segundo ele, vai explicar em detalhes o porquê da tragédia. O desabamento do Liberdade, que tinha 20 andares, ocorreu no dia 25 de janeiro passado.— Há uma ansiedade da sociedade por esse laudo. Vamos tentar entregá-lo à 5 DP (Gomes Freire) até antes de completar um mês, talvez em 20 dias. Há três peritos trabalhando exclusivamente na conclusão do laudo — disse Henriques.

De acordo com o diretor, desde o dia da tragédia, dez peritos têm trabalhado no caso. O grupo é formado exclusivamente por engenheiros civis, alguns deles especializados em cálculo estrutural.

— Eles vêm analisando os escombros e vídeos. Além disso, cada depoimento à polícia é acompanhado por um desses peritos. O último documento que nos restava eram as plantas do edifício, e isso nós recebemos na última sexta-feira — disse Henriques.

Ele adiantou que já há duas hipóteses descartadas.

— Eliminamos, por exemplo, a possibilidade de explosão por gás da CEG. Há outra hipótese eliminada, mas ela será divulgada em outra oportunidade — disse.

Com o desabamento do Liberdade, outros dois prédios desmoronaram: o Edifício Colombo, de dez andares, e um outro de cinco pavimentos. Ambos foram destruídos pelos escombros do Liberdade.

Especialistas consideram que diferentes hipóteses devem ser levadas em conta. As mais citadas são: excesso de peso, que pode ter resultado da quebra de um pilar ou de outro elemento estruturante; uma obra no nono andar, que pode ter atingido uma viga ou um pilar; corrosão das ferragens dos pilares; ou algum problema na fundação. O fato de as obras do metrô terem causado no prédio uma pequena inclinação, em 1976, também deve ser estudado, na visão de especialistas.

Esta semana deve sair o laudo técnico sobre o Edifício Capital, na Avenida Almirante Barroso, que, por ser vizinho do Liberdade, foi atingido por destroços e acabou interditado. Ontem, profissionais que ocupavam os escritórios tiveram apenas dez minutos para entrar no prédio, pegar objetos de valor e sair. Alguns deles disseram já estar pensando em rescindir os contratos de aluguel.

— Estou esperando a garantia de que o prédio é seguro. Se ela não vier logo, vamos deixar nosso escritório aqui. Já existem profissionais que estão rescindindo o contrato — disse a advogada Denise da Silva Costa.

Fonte O Globo http://oglobo.globo.com/rio/laudo-da-pericia-sobre-tragedia-no-centro-deve-sair-em-30-dias-3902138#ixzz1lgZtZDSl

Nenhum comentário: