Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II
Mostrando postagens com marcador santa teresa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador santa teresa. Mostrar todas as postagens

sábado, 8 de outubro de 2011

RIO - Bonde acidentado em Santa Teresa tinha 23 falhas, diz laudo

DO RIO

O bonde que se acidentou em agosto, em Santa Tereza, no centro do Rio, deixando 56 feridos e seis mortos tinha 23 falhas, como indica um laudo do Instituto de Criminalística Carlos Eboli a que o "Jornal Nacional", da TV Globo, teve acesso. No texto, o instituto afirma que o bonde número 10 não tinha condições para funcionar.
Entre as falhas citadas pelo "Jornal Nacional" estão peças fabricadas artesanalmente, peças soldadas e arames no lugar de parafusos, entre outros improvisos. De acordo com o ICCE, o bonde tombou por falha no sistema de freios, causado por falta de manutenção adequada.
O laudo também afirma, segundo a TV, que o motorneiro tentou frear, mas o freio mecânico de estacionamento, que pode ser usado em emergências, não funcionou. Após o acidente o secretario de Transportes, Julio Lopes, insinuou que o acidente poderia ter sido causado por um erro do condutor do bonde Nelson Correa da Silva, que morreu.

sábado, 17 de setembro de 2011

BONDE DE SANTA TERESA - Júlio Lopes na mira

Deu no Ancelmo

Ontem, Júlio Lopes (foto), Secretária de Transportes do Governo #Cabral, foi notificado pelo Ministério Público para prestar esclarecimentos.
A subprocuradoria-geral de Atribuição Judicial do MP do Rio abriu investigação para apurar a eventual responsabilidade criminal do secretário estadual de Transportes em relação às mortes no bonde de Santa Teresa.

              Foto: Alexandre Vieira / Agência O Dia

Quem quiser mandar uma mensagem para o Secretário Transportes de Cabral Julio Lopes o seu twitter é @JulioLopes_RJ

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MENSALÃO DA UPP - chefes de UPP receberiam propina até em casa

Sérgio Ramalho (sergio.ramalho@oglobo.com.br)
Mais tensão no Morro Fallet: corpo de homem esfaqueado é achado (Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo) RIO - A investigação sobre o esquema de corrupção envolvendo policiais da UPP dos morros da Coroa, do Fallet e do Fogueteiro, em Santa Teresa, obteve indícios de que integrantes do comando da unidade estariam recebendo em suas casas o "mensalão" do tráfico. No Inquérito Policial Militar (IPM), concluído na sexta-feira e que foi na tarde de terça-feira para a Auditoria de Justiça Militar do Ministério Público estadual, está o conteúdo de um mês de interceptações telefônicas do grupo suspeito. Nas escutas, o sargento Rinaldo do Desterro Santos, apontado como o articulador do pagamento da propina de traficantes a policiais, mantém conversas frequentes com o capitão Elton Costa Gomes e o tenente Rafael Medeiros, respectivamente, comandante e subcomandante da UPP que foram afastados.



De acordo com a promotora Isabella Pena Lucas, da Auditoria Militar, a investigação teve início há cerca de dois meses, a partir de informações do Serviço de Inteligência da PM sobre pagamentos feitos pelo tráfico para que PMs lotados na unidade não reprimissem a venda de drogas na região. Os valores chegariam a R$ 70 mil mensais.
Em 29 de julho, a pedido da Corregedoria da PM, a Justiça autorizou a interceptação de 11 telefones de PMs da UPP, entre eles, o do capitão Elton Gomes e o do tenente Rafael Menezes. Passados 15 dias, apenas três aparelhos do primeiro pedido de grampo continuaram a ser monitorados. Outros números de telefone foram incluídos nas investigações. A promotora disse que há indícios de que um emissário era encarregado de levar dinheiro da propina para os comandantes da UPP.


A conclusão do IPM mostra que o acerto com os traficantes previa mudanças na rotina do patrulhamento nas três comunidades. Para não atrapalhar a venda de drogas, os policiais que integravam o esquema ficavam em bases fixas, sem circular pelas comunidades, ou eram deslocados para pontos distantes das áreas de atuação dos traficantes, principalmente nas noites de sexta-feira, sábado e domingo. Essa articulação seria feita pelo sargento Rinaldo. Ele foi preso no último dia 6 deste mês, na companhia dos soldados Alexandre Pinela dos Santos e Gilmar de Freitas Macário, todos lotados à época na UPP.
O trio estava num veículo estacionado em frente ao Batalhão de Choque, no Estácio. No carro foram achados R$ 13,4 mil. Parte do valor, cerca de R$ 8 mil, estava numa bolsa de mercado embaixo do banco do carona. O restante do dinheiro, em envelopes, com nomes, que podem ser de policiais, e quantias que variavam de R$ 400 a R$ 2 mil.
É para ele ficar quieto, paradinho, na base
"Ingressos" e "convites", códigos da "caixinha"
Numa das interceptações telefônicas, o sargento Rinaldo avisa a um dos PMs:
- É para ele ficar quieto, paradinho, na base.
Nas escutas telefônicas do IPM, os policiais envolvidos no esquema usavam códigos para se referir à propina. Num diálogo, o sargento Rinaldo avisa a um interlocutor que está com os "ingressos" nas mãos. Há trechos em que os PMs falam em buscar "camisas" ou "convites".
Por meio da assessoria da PM, o comandante e o subcomandante afastados da UPP foram procurados, mas não retornaram as ligações do jornal.
Pontos vulneráveis estão na mira da polícia
O comandante das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do estado, coronel Robson Rodrigues da Silva, esteve na terça-feira no Fallet para ver como está a situação na localidade que, juntamente com os morros da Coroa e do Fogueteiro, está ocupada pelos batalhões de Choque e de Operações Especiais (Bope) por tempo indeterminado .
- Estou aqui para verificar os pontos de vulnerabilidade do local. A intenção é criar novos postos de segurança - explicou o comandante.

De acordo com o coronel, a UPP - que abrange os três morros de Santa Teresa - conta com um efetivo de 206 policiais. Desse total, 37 foram substituídos, mas o Comando das Unidades de Polícia Pacificadora afirma que a mudança como um todo não tem relação com as denúncias de corrução investigadas pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Ministério Público. Há substituições que visam melhorar a escala de trabalho dos policiais do interior que estão lotados no Rio

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/09/13/mensalao-do-trafico-chefes-de-upp-receberiam-propina-ate-em-casa-925352719.asp#ixzz1XvkuGfyR
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BONDINHO - Defensoria Pública do Rio atenderá vítimas do acidente com o bonde #Rio

  
Publicação: 12/09/2011 20:50 Atualização:
Rio de Janeiro – A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPE-RJ) colocou sua equipe à disposição das vítimas e dos parentes de quem estava no bonde de Santa Teresa, que descarrilou no dia 27 de agosto. A DPE-RJ vai oferecer assistência jurídica para quem precisar de seus serviços.

A iniciativa de procurar a ajuda da Defensoria partiu da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (Amast), depois de ter sido acionada por vários parentes das vítimas pedindo orientações sobre a assistência jurídica.

Em reunião, realizada hoje (12), o defensor-geral público do estado, Nilson Bruno, garantiu os serviços jurídicos às vítimas. “Nós já estamos conversando para identificar o grau das lesões, quem já foi lesionado e quem se encontra ainda precisando de assistência por conta de internação, medicamentos ou alguma necessidade especial. E, até mesmo em um segundo momento, tratar do valor das indenizações. Estamos fazendo de forma concomitante para que a resposta seja a mais rápida possível”, explicou.

De acordo com a presidente da Amast, Elzbieta Mitkiewicz, a principal reclamação das vítimas é com relação aos serviços de saúde pública prestados aos feridos. “Tem vítimas hospitalizadas que, às vezes, estão precisando fazer algum exame mais específico e as unidades não têm equipamentos para esta finalidade. E isso faz com que elas procurem outro lugar”, disse Elzbieta.