Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 18 de julho de 2012

METRÔ DO RIO - Novos trens chineses passam por testes


Segundo concessionária, maioria das estações está sendo padronizada


O GLOBO

Metrô Rio testa novos trens chineses
MARCELO PIU / O GLOBO

RIO - Os novos trens chineses que irão incorporar a frota do metrô carioca a partir de agosto passaram por testes abertos à imprensa na madrugada desta quarta-feira. Funcionários da concessionária Metrô Rio aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas do Ministério Público, após terem recebido denúncias de que estações e túneis estariam passando por obras para se adaptarem às novas composições, pois elas balançariam mais do que as antigas e poderiam causar acidentes.

O diretor de engenharia do Metrô Rio, Joubert Flores, esclareceu que a maioria das estações está passando por uma padronização. Segundo ele, a distância padrão entre o trem e a plataforma será de 9 centímetros. Atualmente esta distância varia entre as estações.

Flores explicou que essa distância é considerada ideal para que serviços sejam realizados nas composições sem que os usuários sejam afetados:

- Hoje as plataformas têm 10, cinco, quatro centímetros. Vamos padronizar para nove. É uma decisão operacional, não tem nada a ver com os novos carros – contou o engenheiro, acrescentando que as instalações do Metrô Rio estão abertas para o Ministério Público e quaisquer outras autoridades visitarem e terem acesso às informações.

Joubert Flores também contestou a informação do Sindicato dos Metroviários de que os novos carros consumiriam mais energia. De acordo com o engenheiro, as novas composições consomem 30% a menos de energia. Ele explicou que cada composição será composta por seis carros, sendo que quatro terão motores e os outros dois serão reboques. A corrente utilizada será a alternada, ao invés da contínua, usada atualmente.

A promessa do Metrô é de que o ar-condicionado também não dê mais problemas. As novas composições terão o ar na parte de cima dos carros, diferentemente dos atuais. Os engenheiros do Metrô Rio explicaram que os passageiros da Linha 2 sofriam com o desarme do aparelho porque ela é externa, e no verão, os trilhos chegavam a temperaturas de até 70ºC. Como o ar-condicionado fica na parte baixa do carro, o calor desarmava o aparelho e dominava os vagões.

Cada vagão terá duas câmeras e a capacidade será de 300 pessoas, a mesma dos vagões antigos. O Metrô Rio adquiriu 19 composições novas que rodaram prioritariamente entre Pavuna e Botafogo. A promessa é de que até o final de agosto o primeiro trem já esteja à disposição da população. E a expectativa é de que em dezembro dez composições estejam rodando e em março do ano que vem, todos os 19 trens.

O Metrô informou que as composições estão distribuídas da seguinte forma: três estão passando por testes no Rio e uma na China, duas estão no porto, seis no mar à caminho da cidade, quatro em produção final e outras três em produção inicial.

A concessionária ainda não decidiu o que fazer com as composições antigas, após todas as chinesas entrarem em operação. Contudo, a estimativa é de que o intervalo entre as composições nos terminais caia de cinco para quatro minutos, e entre a estação da Central e a de Botafogo de 2min40s para 2 min. E que possam receber até 1,1 milhão de passageiros por dia, quando ao todo 49 trens estarão rodando nas duas linhas.


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