Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 18 de julho de 2012

METRÔ DO RIO - MP pede informações sobre obras no metrô


Sindicato denuncia que túneis estão sendo alargados e plataformas reduzidas por causa de trens chineses, que seriam mais leves


O novo trem chinês em avaliação no centro de manutenção da Metrô Rio: suspeita de inadequação
MARCELO CARNAVAL/25-04-2012 / O GLOBO

RIO - O Ministério Público estadual pediu esclarecimentos à concessionária Metrô Rio, à Secretaria estadual de Transportes e à Agência Reguladora de Transportes Públicos (Agestransp) sobre as reformas que vêm sendo realizadas para alargar túneis e estreitar as plataformas de estações do metrô. O objetivo, de acordo com reportagem do “RJ- TV” da Rede Globo, é esclarecer se as obras estão sendo feitas para adaptar as instalações aos trens comprados na China e que ainda não entraram em circulação.

Segundo o Sindicato dos Metroviários, teste operacionais feitos de madrugada teriam demonstrado que, por serem mais leves, as composições balançariam mais em comparação com a frota antiga. Isso, na avaliação da entidade, aumentaria os riscos de as composições se chocarem contra as paredes dos túneis e pilastras. Diretor do sindicato, Antônio Luís da Silva disse que as raspagens nas plataformas cortam de dez a 20 centímetros. A concessionária Metrô Rio negou a ligação entre as obras e os novos trens.

— As obras são importantes mesmo para a operação dos trens antigos. Agora, mesmo que nada fosse feito, os novos trens poderiam circular — disse o diretor de Engenharia da concessionária, Gilbert Flores.

MP ainda vai decidir se entrará com ação

O promotor Carlos Andresano, da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva e Defesa do Consumidor do MP, aguarda os esclarecimentos antes de decidir se cabe uma ação na Justiça para tentar impedir a circulação dos novos trens.

— Se houve uma falha no projeto que coloque em risco a segurança do usuário, medidas têm que ser tomadas. Nesse caso, nós vamos buscar na Justiça as medidas adequadas para não colocar em risco a população — disse o promotor de Justiça, em entrevista ao “RJ-TV”.

Segundo o Sindicato dos Metroviários, os novos trens teriam outros problemas operacionais. O consumo de energia deles seria maior que o dos veículos mais antigos, o que já teria causado uma pane durante os testes. Além disso, diz o sindicato, as portas dos trens travam após a terceira tentativa de fechamento. A denúncia foi feita à entidade por engenheiros que acompanham os testes feitos de madrugada.

— Os novos trens têm a mesma característica de desempenho que os mais antigos, mas com motores mais eficientes. Além disso, eles têm portas com acionamento elétrico que geram menos defeitos do que os modelos antigos — acrescentou Gilbert Flores.

A Agetransp informou que os trens chineses estão de acordo com o projeto e que eles continuam sendo avaliados.

Nenhum comentário: