A intenção era evitar qualquer tipo de fraude nos Jogos de Londres
Da Reuters
Mais de 100 atletas foram pegos em testes antidoping e punidos nos meses que antecederam as Olimpíadas de Londres, parte de um esforço para coibir as fraudes antes que cheguem aos Jogos, informou a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) nesta terça-feira (24).
John Fahey, chefe da Wada, disse que os testes foram conduzidos para desencorajar os atletas a usar substâncias que melhoram o desempenho em Londres.
"Nos seis meses anteriores a 19 de junho, pelo menos 107 atletas foram punidos", relatou Fahey em uma reunião do COI. "Não posso confirmar quantos destes teriam se classificado."
"Mas se essa era a ambição deles, tenho satisfação de dizer que não estão conosco em Londres", completou.
Os Jogos começam na sexta-feira, dia 27 de julho, e vão até 12 de agosto, embora o período de testes durante as competições tenha se iniciado com a abertura da Vila Olímpica e o começo oficial do evento, em 16 de julho. O COI disse que já foram realizados 300 testes desde essa data e que nenhum deu positivo.
"Estes esforços na véspera dos Jogos estão dando frutos", disse Fahey.
Cerca de 6.250 amostras serão analisadas durante a Olimpíada - mais do que em qualquer outra - e a Agência Antidoping da Grã-Bretanha também foi intimada a testar nos campos de treinamento antes das competições.
Houve 20 casos comprovados de doping nos Jogos de Pequim quatro anos atrás, incluindo seis cavalos, uma redução em relação aos 26 de Atenas em 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário