Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 14 de julho de 2012

SAÚDE NO RIO - Cabral começa a ser desativar o IASERJ na segunda-feira


Liminar da Justiça autoriza estado a transferir pacientes


RIO - O governo estadual conseguiu derrubar na Justiça uma liminar que impedia a retirada de pacientes do Iaserj e a desativação do hospital. Com isso, a partir de segunda-feira, o serviço de ambulatório será transferido para a unidade do Maracanã, de acordo com o jornal “Extra”. Exames e consultas serão remarcados. O pronto-atendimento vai para o Hospital Souza Aguiar e UPAs da Tijuca, Botafogo e Copacabana.

Já a partir de domingo, não serão aceitas novas internações. Atualmente, segundo a Secretaria estadual de Saúde, o Iaserj possui serviços de ambulatório, 12 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria. O atendimento de UT passará para o Hospital Getúlio Vargas e terá 24 leitos. Ainda de acordo com a secretaria, o Iaserj funciona parcialmente desde 2000. Em 2008, foi feita a cessão do prédio para o Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde será instalado o maior centro de pesquisa e tratamento do câncer da América Latina.

Um comentário:

Braga disse...

O Governo Do Estado do Rio explica em Na foto, os leitos construídos no Hospital Estadual Getúlio Vargas para receber e ampliar a oferta de UTI do Iaserj
A Secretaria de Estado de Saúde destaca que nenhum serviço do Iaserj será fechado ou interrompido. A cessão do terreno ao Instituto Nacional de Câncer foi feita pelo Governo do Estado em 2008 e, desde então, o cronograma de migração do serviço vem sendo discutido entre Governos Federal e Estadual, servidores, associações de pacientes e de moradores do entorno do atual Iaserj.
Hoje, o Iaserj possui serviços de ambulatório, 12 leitos de UTI e 18 leitos de enfermaria. Os leitos de UTI serão transferidos e ampliados no Hospital Estadual Getúlio Vargas, em obra que foi concluída este mês. Ou seja, em vez de 12, serão 24 novos leitos, em uma estrutura com mais possibilidades de atendimento, como equipes de neurocirurgia, que não existiam no Iaserj e são referência no HEGV.
As obras de adaptação para o atendimento ambulatorial dos servidores do estado estão sendo concluídas no Iaserj Maracanã. Lá funcionará o ambulatório e o serviço de pronto-atendimento exclusivo para servidores do estado.
O Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS) será transferido para o Hospital dos Servidores, onde formará, com o serviço lá existente, um grande centro de infectologia para atender todo o estado do Rio de Janeiro.
Servidor não contribui para o Iaserj desde 1999 - Há 13 anos, quando o Rio Previdência foi criado, os servidores públicos do Estado do Rio de Janeiro não contribuem mais com os 2% habituais para manutenção do Iaserj. A função pública do Estado é investir na saúde coletiva e usar recursos do Sistema Único de Saúde para ampliar o atendimento a toda a população.