Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

terça-feira, 17 de julho de 2012

LAVAGEM DE DINHEIRO - HSBC comparecerá ao Senado americano após denúncia


AFP 



Segundo o Senado americano, o HSBC colocou em risco o sistema financeiro do país ao envolver-se em possíveis atividades de lavagem de dinheiro ligado ao terrorismo e ao tráfico de drogas.

O banco britânico HSBC afirmou que seus executivos comparecerão ao Congresso americano nesta terça-feira (17/7) para dar explicações em relação à denúncia de que estaria ligado a operações de lavagem de dinheiro.

"Pediremos desculpas, reconheceremos nossos erros, responderemos por nossas ações e daremos nosso total comprometimento em resolver os problemas", afirmou o maior banco europeu, em comunicado.

Segundo o Senado americano, o HSBC colocou em risco o sistema financeiro do país ao envolver-se em possíveis atividades de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas e ao terrorismo.

Relatório de uma comissão parlamentar afirmou que quantias volumosas de dinheiro, possivelmente ligadas a cartéis de drogas, foram transferidas do México para os Estados Unidos, por meio do banco.

A filial mexicana transferiu, deste modo, cerca de US$ 7 bilhões ao HSBC nos Estados Unidos entre 2007 e 2008.

O HSBC também manteve relações financeiras com estabelecimentos bancários suspeitos de ter vínculos com supostas organizações terroristas. O informe de 330 páginas citou, deste modo, o banco saudita Al Rajhi Bank.

"Na era do terrorismo internacional, da violência vinculada à droga em nossas ruas e em nossas fronteiras, do crime organizado, deter o fluxo de dinheiro que apoia estes horrores é uma prioridade para a segurança nacional", escreveu em um comunicado o senador democrata Carl Levin, que preside a comissão.

Nenhum comentário: