Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quarta-feira, 4 de julho de 2012

FUGA NO RIO - Bandidos invadem delegacia e resgatam preso


“Não dá para aceitar uma coisa dessas”, diz Beltrame sobre invasão de delegacia
Chefe da Polícia Civil pede ‘ação imediata’; Core realizou operação em Manguinhos para buscar criminosos que resgataram preso

O GLOBO

Traficante Diego de Souza, resgatado por bandidos de dentro de delegacia logo poucas horas após ser preso
NINA LIMA / EXTRA

RIO — "Não dá para aceitar uma coisa dessas dentro de uma instituição policial. Não tem como dizer que isso não é ruim. Agora, sairemos no encalço dessas pessoas." A afirmação foi feita pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, em entrevista à TV Globo, após a invasão na tarde desta terça-feira da 25ª DP (Engenho Novo) por 15 bandidos armados de fuzis que resgataram o traficante Diogo de Souza Feitosa, o DG, de 29 anos, apontado como o segundo homem na hierarquia do tráfico das favelas de Manguinhos e da Mandela. Ele havia sido preso nesta manhã por policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 22º BPM (Maré) quando tentava fugir de moto de uma operação que era feita nas comunidades.

O diretor de Polícia da Capital, delegado Ricardo Dominguez, afirmou que o bandido Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, o Marcelo Piloto, pode ter comandado a invasão da delegacia. Mais cedo, a chefe da Polícia Civil, delegada Martha Rocha, determinou uma “ação imediata”. Em nota, a polícia informou que equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) fizeram buscas nas favelas do Complexo de Manguinhos para tentar capturar os criminosos.

O traficante havia sido preso ao tentar fugir de motocicleta na contramão na Avenida Dom Hélder Câmara. Ele bateu num Fiat, caiu, se machucou e foi capturado por uma patrulha. Dois advogados acompanharam o bandido até a delegacia.

Por se tratar de um criminoso perigoso — ele tinha duas granadas na cintura quando foi preso —, Diogo foi levado por 13PMs até o Hospital Federal de Bonsucesso. De lá, o grupo seguiu para a 21ª DP (Bonsucesso) e, em seguida, para a delegacia do Engenho Novo, aonde chegou por volta das 11h30m.

— Sabíamos da periculosidade do preso. Por isso, avisamos ao batalhão que o GAT permaneceria na porta do hospital, fazendo a escolta até que ele fosse atendido — disse o sargento Carlos Salvador Caliman.

Os bandidos, que chegaram num Astra, numa Tucson e em duas motos, cercaram a delegacia. Além disso, os criminosos, que se comunicavam por radiotransmissores, isolaram um quarteirão. Dentro da delegacia, não houve reação dos policiais. De acordo com o delegado titular Antenor Lopes, um tiro disparado na unidade poderia provocar um derramamento de sangue, já que muitas pessoas aguardavam para fazer registros.

Com a ajuda de um alicate de pressão, os bandidos cortaram o cadeado da cela e resgataram Diogo. Quando o grupo saía, dois policiais reagiram e trocaram tiros com os bandidos. Um dos agentes teve que rolar no asfalto para fugir das balas e feriu um dos braços. Tiros atingiram um bar, levando pânico aos clientes, que se jogaram no chão. Ninguém se feriu.

DG é um dos 13 denunciados pelo Ministério Público por tráfico de drogas e associação ao tráfico em Manguinhos, Bonsucesso, Bangu e Santa Cruz. O disque-denúncia divulgou um cartaz com a imagem do bandido, que possui três mandados de prisão expedido pela Justiça do Rio. Até o momento, o órgão recebeu nove informações a respeito de sua possível localização. Qualquer informação ligue para 2253-1177.

O delegado titular da 25ª DP, Antenor Lopes, prendeu os dois advogados do traficante Diego de Souza, o DG, resgatado na própria delegacia por outros criminosos, na tarde desta terça-feira. Os dois advogados, que não tiveram os nomes revelados, serão indiciados por facilitação de fuga e associação para o tráfico. O delegado ouviu os dois presos durante a madrugada desta quarta-feira e não informou a participação da dupla na fuga de DG. Um membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) esteve na delegacia e acompanhou os depoimentos.

Ousadia também em resgates no Fundão e no Grajaú

Em maio, três menores infratores foram resgatados por bandidos fortemente armados na Linha Vermelha. O bando interceptou um veículo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), no Fundão. Na ocasião, policiais da 37ª DP (Ilha do Governador) tentavam descobrir a identidade dos criminosos que planejaram o resgate. Um dos locais onde foram feitas buscas foi a Favela do Rola, em Santa Cruz, na Zona Oeste.

Em 2009, seis bandidos vestidos como policiais civis e armados com fuzis renderam dois agentes plantonistas da Polinter do Grajaú, na Zona Norte, e libertaram 30 presos. Os falsos policiais chegaram à unidade com um homem algemado e com a suposta documentação necessária para dar entrada na prisão. Eles renderam os dois plantonistas responsáveis pelo controle dos 150 detentos encarcerados no local e começaram a arrombar as celas usando um grande alicate. Depois de libertar os presos, fugiram em dois carros: um Astra prata e um Corolla preto. Cinco detentos foram recapturados pouco depois da ação. A invasão durou cerca de 20 minutos. Os agentes não foram agredidos.


Nenhum comentário: