Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 15 de julho de 2012

ELEIÇÕES2012 #RJ - Começa o troca-troca de apoio político para as eleições


Com a definição dos prefeitáveis, vereadores de situação viram oposição e causam saias justas do cenário político da cidade


AMANDA PINHEIRO
O GLOBO

Arelação situação-oposição entre vereadores e prefeitos de Niterói nunca foi previsível e neste pleito não seria diferente. Com o quadro eleitoral totalmente definido, o que se percebe é que a quebra de antigas alianças causou algumas saias justas entre vereadores da atual legislatura. 

A mais clara delas ocorre com o PT e PMDB. Ambos integravam a base aliada do PDT, do prefeito Jorge Roberto Silveira, que tem Felipe Peixoto como candidato à sucessão. Agora, por força das atuais coligações, os dois partidos estão vinculados ao candidato petista Rodrigo Neves.

O vereadores Rodrigo Farah e Beto da Pipa, ambos do PMDB, partido que compõe a coligação “Vamos Niterói”, de Neves, seguindo a orientação de liberdade dada pelo presidente do partido, Jorge Picciani, estão, no entanto, fazendo campanha para Peixoto, mantendo a fidelidade ao atual prefeito. Beto da Pipa, inclusive, está produzindo material de campanha independente, sem imagens de Neves.

Já no PT, os três vereadores, Waldeck Carneiro, André Diniz e Vitor Jr., declaram abertamente apoio ao candidato do partido. Apesar de Diniz e Júnior terem apoiado Jorge Roberto durante todo o mandato, acumulando inclusive cargos na prefeitura. 

Os dois também eram a favor da aliança entre entre PT e PDT para o pleito deste ano, mas mudaram de lado e agora terão a imagem de Rodrigo Neves estampada em seus materiais de campanha.
Analista atesta enfraquecimento de caráter

Segundo Vítor Júnior, que tenta a reeleição, o compromisso com o partido deve ser respeitado.

— O candidato, quando homologa a candidatura, assina um termo de compromisso e tem que apoiar integralmente seu partido. Meu material de campanha ainda não rodou, mas virá com o nome do Rodrigo Neves.

Menos comedido que o seu correligionário, o também candidato à reeleição André Diniz afirma estar 100% engajado na campanha de Neves.

— Sou Rodrigo de corpo e alma. Todo o meu material de campanha demonstra o apoio a ele — enfatiza.

Para Cláudio Gurgel, professor de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), as trocas frequentes de posição ideológica retratam o enfraquecimento do caráter ideológico dos políticos:

— Isso é mais uma manifestação do rebaixamento ideológico dos políticos e partidos.

Ainda segundo o professor, encarar a política com seriedade e como uma missão é algo cada vez mais raro no país.

— Há candidatos que são políticos por missão e que se mantêm com um certo padrão ideológico e compromissos políticos mais elevados. Esses são cada vez mais raros — acredita.

Rodrigo Farah e Beto da Pipa foram procurados pela equipe de reportagem, mas não quiseram comentar o assunto. 


Nenhum comentário: