Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 15 de julho de 2012

ECONOMIA - Produção industrial recua cinco anos


Setor performou em maio o mesmo que em agosto de 2007 e a expectativa de economistas é de queda de até 2,2% no ano

VEJA

Funcionários da Lupatech, produtora de equipamentos industriais para o setor de óleo e gás (Germano Luders)

A indústria voltou ao nível de cinco anos atrás, e as projeções para 2012 são de queda na produção das fábricas brasileiras. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria medida em maio foi idêntica a de agosto de 2007, e inferior a de outubro de 2007. A comparação, referente à indústria de transformação, elimina as influências sazonais.

"É um indicador chocante, há alguma coisa de muito errado na nossa indústria", diz Fernando Rocha, sócio e economista-chefe da JGP, gestora de recursos no Rio de Janeiro. Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), lembra que houve uma grande piora da indústria no último trimestre do ano passado, que foi seguida por uma melhora que não se sustentou e o indicador começou a cair novamente.

No primeiro trimestre, a produção da indústria caiu 0,7% ante o último trimestre de 2011, na série livre de influências sazonais. Já no trimestre de março a maio, a queda em relação a dezembro, janeiro e fevereiro atingiu 1,5%. Para 2012, as projeções da produção industrial de sete instituições, incluindo Itaú e Bradesco, indicam quedas que variam de menos 0,5% a menos 2,2%.

Nos dados do IBGE, 95% do índice correspondem à indústria de transformação, a atividade manufatureira propriamente dita, e os outros 5% referem-se à indústria extrativa.

(com Agência Estado)


Nenhum comentário: