Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 5 de julho de 2012

CPI DO CACHOEIRA - CPI derruba convocação de ex-tesoureiro da campanha de DILMA


Ex-diretor do Dnit disse que atuou a pedido de Filippi captando recursos.
Pagot, Cavendish, o prefeito de Palmas e Paulo Preto foram convocados.

Iara Lemos e Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília


Os integrantes da CPI Mista que investiga as relações do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com políticos e empresários rejeitaram na manhã desta quinta-feira (5) a convocação do deputado federal José Filippi (PT-SP),(foto) que atuou como tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff à Presidência da República.

Em entrevista à revista "Isto É", o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) Luiz Antônio Pagot afirmou que quando dirigia o Dnit recebeu do tesoureiro da campanha do PT, deputado José De Filippi (SP), um pedido para arrecadar recursos junto às empreiteiras. Para a revista, Pagot afirmou que Filippi pediu ajuda para "passar o chapéu entre as empreiteiras".

VEJA TAMBEM

O requerimento de convocação, de autoria de parlamentares tucanos, ganhou destaque após a convocação de Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, estatal rodoviária do governo de São Paulo, ter sido aprovada. Paulo Preto era um dos responsáveis pela arrecadação financeira da campanha do tucano José Serra à Presidência em 2010. Preto teria sido responsável por contratos feitos entre a estatal paulista e a Delta. A convocação do deputado petista teve o voto contrário do relator Odair Cunha (PT-MG).

"Não estamos aqui investigando caixas de campanha, mas uma organização criminosa que tem tentáculos em várias partes do país e precisamos entender estes tentáculos. Por isto, não há razão para que este requerimento do deputado José de Filippi seja colocado na pauta. Não há suspeitas de fraudes contra o deputado José Filippi", disse o relator.

A convocação foi rejeitada por 17 votos contrários e 10 favoráveis. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) criticou a rejeição. "Não ouvir o senhor José Filippi é assumir dois pesos e duas medias e politizar esta CPI".

O deputado Maurício Quintella (PR-AL) chegou a afirmar que a convocação de Filippi era uma tentativa da oposição de atingir a presidente Dilma Rousseff.

"Convocar o senhor José Filippi é manchar esta comissão. Não há nenhum fato que mostre que ele participou de arrecadação irregular. O que tem é a pretensão da oposição de trazer a presidente Dilma para dentro desta CPI e não podemos nos prestar a isto", disse.

Nenhum comentário: