Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

sábado, 12 de fevereiro de 2011

ASSÉDIO MORAL - Gol é ACUSADA

Segundo sindicato, funcionários que foram favoráveis à greve estariam sendo ameaçados de demissão. MP investiga o caso

Correio Brasiliense
Publicação: 12/02/2011 08:23 Atualização:

A companhia aérea Gol terá de travar mais uma batalha com os trabalhadores. Após receber denúncias de que os funcionários que ameaçaram fazer greve em 23 de dezembro em busca de reajuste salarial estariam sofrendo assédio moral, com ameaças explícitas de demissão por parte dos coordenadores, o Sindicato Nacional dos Aeroviários prometeu se mobilizar. A primeira medida foi protocolar denúncia no Ministério Público do Trabalho. A primeira audiência está marcada para 23 de fevereiro, às 17 horas.


O diretor regional do sindicato em Brasília, Luciano de Oliveira, relatou que, nas semanas seguintes à paralisação de dezembro, coordenadores da área de despacho técnico convocaram funcionários e disseram que eles seriam demitidos por terem ameçado cruzar os braços. %u201CDepois disso, foram fixados cartazes na empresa já com o anúncio das vagas desses trabalhadores. Os desligamentos estão ocorrendo a conta-gotas. Até o momento, foram três%u201D, afirmou.


Procurada pelo Correio, a Gol não comentou as ameaças de demissões nem a convocação para a audiência. A empresa se limitou a informar, por e-mail, que %u201Cas demissões em questão são parte de um processo natural de substituição de colaboradores%u201D e visam a garantir o pleno funcionamento das operações da companhia.


Um mecânico de aeronaves que não quis se identificar relatou que as punições que vêm ocorrendo na base de Brasília com os funcionários da manutenção prejudica não só os que foram dispensados, mas também os que continuam trabalhando %u2014 eles não sabem se, no fim do expediente, ainda farão parte do quadro. "Existe um terrorismo feito pelos coordenadores da base e também por seus superiores. Essas ameaças causam transtornos psicológicos, emocionais e orgânicos, que afetam a saúde do trabalhador, a qualidade do serviço e a segurança do voo", observou.

Nenhum comentário: