Polícia Federal investiga fraude no pagamento do Garantia-Safra
Em Cedro, no Ceará, documentos e computadores foram apreendidos.
Benefício é pago aos agricultores que tiveram perdas por causa do clima.
Do Globo Rural
A Polícia Federal investiga uma denúncia de fraude no pagamento do Garantia-Safra no município de Cedro, no Ceará. O benefício é pago aos agricultores que tiveram perdas acima de 50% nas lavouras por causa de estiagem ou enchente.
A operação da Polícia Federal apreendeu documentos e computadores em 12 endereços diferentes no município de Cedro, a 410 quilômetros de Fortaleza. Até agora ninguém foi preso.
As denúncias de que havia pessoas recebendo o pagamento do Garantia-Safra com registro falso de agricultor familiar foram feitas em 2009. Na ocasião, o Ministério do Desenvolvimento Agrário decidiu suspender imediatamente o pagamento de 163 benefícios por suspeita de irregularidades.
A Polícia Federal deve concluir o inquérito dentro de 30 dias, mas antes do fim das investigações, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o governo do estado do Ceará devem fazer um recadastramento entre os agricultores familiares do município de Cedro.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário todos os agricultores serão comunicados sobre o recadastramento. Atualmente 1.731 produtores recebem o Garantia-Safra em Cedro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário