Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

quinta-feira, 5 de julho de 2012

OPERAÇÃO BOCA DE LOBO - Polícia Federal apura irregularidades em verbas federais na Bahia


Juazeiro/BA - A Polícia Federal iniciou na manhã de hoje (05/07) com apoio da Controladoria- Geral da União-CGU, a Operação Boca de Lobo, com o objetivo de apurar irregularidades em desvios de verbas federais e fraudes em licitações públicas no âmbito da Prefeitura Municipal de Juazeiro/BA.

A investigação iniciada em 2007, ocasião em que surgiram indícios de fraude em licitação pública no valor aproximado de R$ 14.000.000, o objeto era a realização de obras de saneamento básico em um bairro do município de Juazeiro. A verba destinada às obras previstas na licitação eram oriundas de um convênio firmado com o Ministério das Cidades, tendo como gestor a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – CODEVASF.

No decorrer do inquérito policial foram verificados indícios de irregularidades em outras licitações, inclusive no que diz respeito a direcionamento de licitantes vencedores, que envolveriam ex-servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto-SAAE, da Prefeitura Municipal de Juazeiro e empresas privadas. Há também indícios de fraudes abrangendo verbas do PAC 1 – Plano de Aceleração do Crescimento.

Pessoas vinculadas à Prefeitura Municipal na época dos fatos (2005/2008) teriam sonegado documentos a auditores da Controladoria-Geral da União – CGU, que estavam realizando auditoria no município acerca de algumas das licitações questionadas.

Cerca de 80 policiais federais estão dando cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Juazeiro/BA, Petrolina/PE, Salvador/BA e Aracaju/SE, além de mandados de prisão temporária, todos expedidos pela Justiça Federal de Juazeiro/BA.


Haverá coletiva de imprensa hoje, 5/7, às 15h, na Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro/BA, Rua Amazonas 99, Santo Antônio.


Fonte Comunicação Social da PF em Juazeiro/BA

Nenhum comentário: