Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

segunda-feira, 26 de abril de 2010

DENÚNCIA - Comerciantes de SP cobram taxa para recarregar Bilhete Único; assista


   
ANDRÉ MONTEIRO
da Reportagem Local
MÁRCIO NEVES
colaboração para a Folha


Comerciantes de São Paulo estão cobrando uma "taxa de segurança" no serviço de recarga do cartão Bilhete Único. Apesar de pequena --50 centavos por operação-- a taxa não é autorizada pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade).
A Folha constatou a cobrança em dois pontos comerciais de regiões distintas da cidade: uma perfumaria na região da Vila Formosa (zona leste) e uma assistência técnica de celulares na região do Jabaquara (zona sul). Os comerciantes, que não quiseram se identificar, afirmam não serem os únicos a cobrar pelo serviço em suas regiões.
O promotor do Patrimônio Público e Social Saad Mazloum, que criou um blog (www.onibus.blog.br) para reunir queixas de usuários, diz que a SPTrans deveria "adotar providências para reprimir" a cobrança extra. "A SPTrans tem que arrumar outra forma de colocar isso à disposição do público. O usuário não pode pagar mais que o devido. Ele se vê obrigado a pagar isso porque às vezes não tem um ponto próximo. Mas isso é um problema da SPTrans, que tem que descredenciar quem não obedece as normas."

OUTRO LADO
Por meio de nota, a SPTrans afirma que o valor repassado aos comerciantes credenciados para recarregar o bilhete único depende de cada rede, e que não se envolve na negociação.
A rede Ponto Certo, a maior deste tipo de serviço em SP, afirmou que "em hipótese alguma cobra taxa de recarga dos usuários" e que remunera os estabelecimentos "para prestar esse serviço à população."
As duas empresas dizem fiscalizar os pontos de recarga e afirmam descredenciar os que cobram taxa pelo serviço. Denúncias podem ser feitas pelos telefones 156 (SPTrans) e 3351-2123 (Ponto Certo).

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