Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro disse Dom Pedro II

domingo, 24 de junho de 2012

CONSUMIDOR - Inflação oculta: marcas diminuem tamanho de produtos, mas mantém preços


Consumidor começa a perceber que, no varejo, diversos produtos estão encolhendo em tamanho e em gramas, mas seus valores estão sendo mantidos


CORREIO BRAZILIENSE

Aposentada, Sandra Carvalho diz que o biscoito preferido da família, o Passatempo, está mais leve. A Nestlé, dona do produto, confirma: antes eram 200 gramas, agora são 140 gramas

Quem vai ao supermercado com frequência tem a sensação de que alguns produtos estão encolhendo. Não se trata de mera impressão. Em muitos casos, de fato, a quantidade que vem na embalagem diminuiu. Adotada pelas empresas para compensar o aumento de custos na produção, a prática é conhecida entre os especialistas em direito do consumidor como “maquiagem de produto”. Se o rótulo da embalagem informar corretamente o peso, não há ilegalidade alguma. O problema é que, na maioria das vezes, o preço continua o mesmo. Na prática, isso significa que há uma inflação oculta pesando sobre o bolso do brasileiro.

A aposentada Sandra Campos de Carvalho, 55 anos, logo percebeu quando diminuíram de tamanho os pacotes dos biscoitos preferidos da família, o Passatempo e o Prestígio, da marca Nestlé. Antes vendidos com 200g, elespesam hoje 140g. No entanto, o preço permaneceu inalterado. “Pago os mesmos R$ 2,29 por cada um. Os fabricantes devem pensar que os consumidores não estão atentos. Pelo contrário, observo e confiro cada item comprado”, ensina Sandra. A Nestlé informa que as modificações no biscoito Passatempo foram destacadas nas embalagens durante o período de setembro a dezembro de 2011 e as do Prestígio, de dezembro de 2011 até agora. 

Nenhum comentário: